domingo, setembro 18, 2022

Nova mentira do ministro: Portugal está a crescer mais do que todos os países da UE, como diz Medina?

 

O ministro das Finanças afirmou que Portugal não só está a crescer acima da média da UE, como também está a crescer “acima de cada um” dos Estados-membros.

A frase

“A economia portuguesa não está a crescer [apenas] acima da média da União Europeia. A economia portuguesa está a crescer acima de cada um dos países da União Europeia.”

O contexto

Numa audição regimental na Comissão de Orçamento e Finanças, no Parlamento, Fernando Medina referiu que o Produto Interno Bruto (PIB) português deve crescer acima dos 6% em 2022. E, em resposta ao deputado Hugo Carneiro, do PSD, o ministro das Finanças retorquiu contra a “retórica” de que Portugal apenas cresce mais porque caiu mais durante a pandemia, referindo que o país não só está a crescer acima da média da União Europeia (UE), como também está a crescer “acima de cada um dos países da União Europeia”.

Os factos

As previsões de Verão da Comissão Europeia, divulgadas em Julho, antecipam um crescimento de 6,5% do PIB português para o ano de 2022 – e, por outro lado, uma inflação de 6,8%, superior. O prognóstico do crescimento económico português é superior ao do crescimento médio dos países da zona Euro (2,6%) e dos Estados-membros da UE (2,7%). É também a subida mais elevada do PIB entre todos os países da lista – a seguir a Portugal está a Eslovénia, com uma subida prevista de 5,4%.

Os valores divulgados pela Comissão Europeia são, no entanto, apenas estimativas para o crescimento do PIB no ano de 2022. Se olharmos para o crescimento já verificado este ano, a história é diferente.

De acordo com o Eurostat, o PIB português cresceu 7,1% no segundo trimestre de 2022 em relação ao período homólogo do ano anterior. Este registo está acima das médias da zona Euro (4,1%) e da UE (4,2%), mas não é o maior crescimento verificado entre os Estados-membros. Olhando para os países da União Europeia, à frente de Portugal estão a Irlanda (10,8%), Malta (8,9%), a Eslovénia (8,3%), a Croácia (7,8%) e a Grécia (7,7%).

Em comparação com o primeiro semestre deste ano, o PIB português estagnou, não se verificando qualquer crescimento (0%), em contracorrente com o que acontece em todos os outros países referidos e na maioria da UE – pior que Portugal, só a Estónia, a Letónia, a Lituânia e a Polónia, que observaram uma contracção do PIB.

Em resumo

Embora a última previsão da Comissão Europeia tenha Portugal a registar o maior crescimento do PIB em 2022, o registo não passa disso mesmo: uma estimativa. Em termos de crescimento verificado até agora, Portugal foi o sexto país da União Europeia que mais cresceu no segundo semestre deste ano - Falso (Publico, texto do jornalista José Volta e Pinto)

Sem comentários: