A criação do seu primeiro blogue mudou a vida a
Daniela Gandra, que nunca imaginou que uma decisão tomada aos 15 anos fosse ter
um impacto tão grande no seu futuro profissional.
Os potenciais visitantes do blogue de Daniela, o
'Ballerina Bird' (http://www.ballerinabird.com/),
são aos milhões em todo o mundo, mas também há muitos em Portugal -- 1,8
milhões de portugueses consulta blogues, segundo o Bareme Internet de 2015, da
Marktest.
O fenómeno dos blogues atingiu tais proporções que, em
casos como o de Daniela, o que começou como uma ocupação dos tempos livres
acabou em profissão, onde partilha com os internautas três paixões: escrita,
moda e fotografia.
Aconteceu o mesmo com o 'Its Rapha BlueBerry' (https://www.youtube.com/user/ItsRaphaBlueBerry),
que surgiu da necessidade de ocupar os tempos livres de Raphael Gomes, ou ainda
do 'Dana Pipa' (https://www.youtube.com/user/DanaPipa),
onde Daniela Filipa expressa a paixão pelo entretenimento.
Daniela Gandra disse à Lusa que determinadas marcas
lhe pagam "para escrever uma publicação sobre elas".
"As marcas enviam produtos gratuitamente e, se eu
gostar, falo sobre eles e partilho com os meus seguidores", explicou
Daniela Gandra, acrescentando que, nesta fase, já recebe diariamente e-mails de
marcas que querem colaborar com o seu blogue.
Apesar de apelativa, esta nem sempre é uma profissão
fácil, admitiu, pois "exige muito trabalho e dedicação e, à medida que o
número de seguidores aumenta, a responsabilidade cresce".
O percurso de Raphael também começou incerto, mas já
ganhou uma dimensão superior.
"Percebi isso quando me juntei ao meu 'network'
[rede de contactos] e comecei a ver que existiam várias marcas que queriam
trabalhar comigo. Quando eu publico um vídeo, sou pago pelos anúncios que
passam antes ou ao lado. Outra forma como recebo é através de vídeos a promover
marcas e eventos", afirmou à Lusa Raphael. Quanto ganha? Não diz.
Mas vive deste negócio, em Londres, e já tem novos
projetos para expandir a atividade, como um livro de culinária, que promove
numa parte do seu canal destinada à gastronomia, ou uma recente campanha que
está a desenvolver para a sucursal inglesa de uma cadeia norte-americana de
'fast food'.
Também a 'youtuber' Daniela Filipa é paga por cada
visualização.
"Todos os meses se recebe uma espécie da
'payslip' [folha de vencimento] com todos os valores, quando se chega aos 50
dólares (cerca de 44 euros), é dada a possibilidade de passar essa quantia para
uma conta 'Paypal' e depois para a conta bancária".
A 'youtuber' admitiu que as coisas mudaram com as
marcas, que viram nos blogues e canais uma possibilidade de se promoverem de
uma forma mais rápida e mais direta ao consumidor.
"A não ser que se tenha uma grande quantidade de
visualizações, não se poderia viver das mesmas. A forma de ganhar dinheiro são
as parcerias com as marcas. Fazer publicidade a um produto ou cobrir um evento.
A partir daí, diria que as oportunidades são infinitas", afirmou Daniela
Filipa.
Os 'youtubers' e 'bloggers', como são apelidados, tentam
atualizar as suas plataformas o mais frequentemente possível, diariamente em
muitos dos casos, "o que não é fácil", pois, no caso do Raphael,
demora entre um e dois dias para terminar a edição de um vídeo, que pode levar
até uma tarde a ser filmado.
Todos concordam que o segredo do sucesso é a
personalidade de quem cria canal ou o blogue, pois é assim que chegam a um
número maior de seguidores e se tornam mais influentes.
Ainda incrédulos com as percussões que o fenómeno
alcançou, pretendem agora "ter esta profissão por muitos anos" (Sol)
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