Aparentemente parece que questões financeiras e aspectos burocráticos relacionados com o processo de licenciamento da responsabilidade da ANAC (antigo INAC) estão a atrasar a operação com o avião cargueiro, previsto para Junho, depois para Setembro, mais tarde para Outubro e que foi sendo adiado desde então.
De acordo com o que me informaram, há a expectativa de que tudo esteja ultrapassado até meados de Novembro e que a operação se inicie então. Contudo os sucessivos atrasos começaram a alimentar alguma dúvida junto de privados potenciais clientes e entidades regionais incluindo o poder político, que temem sobretudo que a iniciativa privada liderada por Miguel Freitas seja implementada devido a pressões externas e não tendo por base a sustentabilidade da opção e estudos económicos que confirmem a sua viabilidade.
Sabe-se que o empresário dinamizador desta operação, inicialmente previa um avião de maior porte mas acabou por optar por um aparelho semelhante aos que a SATA utiliza nas ligações entre o Funchal e Canárias. Parece que a ANAC já terá despachado todas as autorizações para que o cargueiro com capacidade para 6,5 toneladas comece a voar cinco dias por semana na rota Funchal-Lisboa. Contudo há quem garanta que o processo não está todo terminado e que há garantias bancárias exigidas pelos donos do avião a ser alugado para esta operação que ainda não terão sido resolvidas pela banca já na posse do processo (LFM)
Sem comentários:
Enviar um comentário