Marques Mendes assume pela primeira vez a dianteira, ligeiramente acima de Gouveia e Melo e ambos à frente de Seguro, que está em empate técnico marginalmente com o topo. Seguro está à frente mas próximo de Ventura. Cotrim entra no “clube” dos grandes. Se as eleições presidenciais fossem hoje, haveria provavelmente uma segunda volta entre Luís Marques Mendes (que obtém 19,7% sem distribuição de indecisos) e Henrique Gouveia e Melo (com 18,4%), que lideram em empate técnico a sondagem da Pitagórica para a TVI e CNN Portugal. Face à sondagem anterior, o ascendente está do lado de Marques Mendes.
Em terceiro lugar na sondagem, e ainda marginalmente em empate técnico no topo, está António José Seguro (15,2%), que está à frente mas também em empate técnico com André Ventura (12,8%). Os dois estão também muito próximos de João Cotrim de Figueiredo (11%), que nesta sondagem protagoniza uma forte subida, fixando-se nos dois dígitos.
Todos os dados acima são antes de distribuição de indecisos, que representam 12,7% nesta sondagem, que foi feita através de 1000 entrevistas telefónicas e tem uma margem de erro máxima de 3,16%, para um nível de confiança de 95,5% (ver ficha técnica em baixo). Eis os resultados completos, com e sem distribuição de indecisos: Abaixo dos dois dígitos estão Catarina Martins (4,4%), António Filipe (2,5%) e Jorge Pinto (1,4%). Abaixo de um ponto percentual estão Aristides Teixeira e Joana Amaral Dias, ambos com 0,2%.
Mendes e Cotrim sobem
Face à vaga anterior, de outubro, Henrique Gouveia e Melo é o candidato que mais perde terreno, caindo de 22,2% para 18,4% no voto direto. A quebra de 3,8 pontos percentuais retira-lhe a liderança e deixa-o atrás de Luís Marques Mendes. João Cotrim Figueiredo regista a maior subida do mês. Avança de 7,5% para 11,0%, um ganho de 3,5 pontos. António José Seguro mantém-se estável, nos 15,2%, enquanto André Ventura recupera e sobe para 12,8%, mais 1,3 pontos do que em outubro.
O eleitorado indeciso encolhe de forma significativa, descendo de 17,3% para 12,7%, menos 4,6 pontos percentuais, sinal de maior definição de posições à medida que a pré-campanha avança.
Ficha técnica
Sondagem realizada pela Pitagórica para a TVI e CNN Portugal com o objetivo de avaliar a opinião dos portugueses sobre temas relacionados com as eleições presidenciais de 2026. O trabalho de campo decorreu entre os dias 05 e 14 de novembro de 2025. A amostra foi recolhida de forma aleatória junto de eleitores recenseados em Portugal e foi devidamente estratificada por género, idade e região. Foram realizadas 1906 tentativas de contacto, para alcançarmos 1000 entrevistas efetivas, pelo que a taxa de resposta foi de 52,47%. As 1000 entrevistas telefónicas recolhidas correspondem a uma margem de erro máxima de +/- 3,16% para um nível de confiança de 95,5%. A distribuição de indecisos é feita de forma proporcional. A direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva. A ficha técnica completa, bem como todos os resultados, foram depositados junto da ERC - Entidade Reguladora da Comunicação Social, que os disponibilizará para consulta online (CNN-Portugal)


Sem comentários:
Enviar um comentário