sexta-feira, novembro 28, 2025

Depois de "porquinha", Trump insulta outra jornalista e diz que é "feia"

Trump não gostou de um artigo da jornalista Katie Rogers e recorreu às redes sociais para dizer que o jornal para o qual esta escreve só diz mentiras a seu respeito. Por fim, chama a profissional de "feia por fora e por dentro". Depois de chamar "porquinha" a uma repórter, Donald Trump voltou a insultar uma jornalista, desta vez através de uma publicação nas redes sociais. O presidente dos Estados Unidos da América (EUA) recorreu esta quarta-feira à sua página na rede social Truth Social para criticar uma peça jornalística feita por Katie Rogers, do The New York Times. Começando por considerar que este meio de comunicação social tenta recorrentemente criticá-lo ou pôr em causa o seu trabalho, Trump mostra-se indignado por uma peça recente desta jornalista em que se supõe que o presidente dos EUA está a perder "energia".

"Eles sabem que isto está errado, como aliás quase tudo o que escrevem sobre mim", respondeu o governante. "A jornalista que escreve estas coisas sobre mim é uma repórter de terceira categoria, que é feia, por dentro e por fora", atirou Trump, defendo ainda que nunca trabalhou "tanto na vida". O presidente dos EUA concluiu a sua publicação reconhecendo que "haverá um dia em que ficarei sem energia, isso acontece com todos", mas deu conta de que "um exame físico e um teste cognitivo recentes perfeitos," provam que não será agora que tal estará a acontecer.

"Cala-te, porquinha"

Recorde-se que, recentemente, Donald Trump insultou uma outra jornalista, chamando-a "porquinha". O episódio em causa aconteceu a abordo do Air Force One. "Cala-te. Cala-te, porquinha", disse Trump, apontando o dedo a Catherine Lucey, correspondente da Bloomberg na Casa Branca. As imagens do incidente, que correram as redes sociais, provocaram uma onda de indignação entre jornalistas, entre eles Jake Tapper, um dos principais pivots da CNN, que classificou o comportamento do chefe de Estado como "repugnante e completamente inaceitável".

Em sua defesa, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, considerou que a honestidade é uma das maiores características de Trump e que fizeram dele presidente do país. "Acho que todos nesta sala devem apreciar a honestidade e a abertura que o presidente Trump demonstra quase diariamente", começou por dizer Karoline Leavitt, em conferência de imprensa. Questionada quando às declarações do presidente norte-americano, que apelidou de "porquinha" uma jornalista que o indagou sobre o caso Epstein, a porta-voz da Casa Branca defendeu que Trump é "muito mais respeitoso" do que Biden.

Outros casos contra a imprensa

Note-se ainda que Trump ameaçou revogar a licença da ABC News, após a jornalista Mary Bruce ter feito perguntas sobre os negócios da sua família na Arábia Saudita e sobre o homicídio do jornalista Jamal Khashoggi, que foi morto por agentes sauditas, em 2018. Desde o início do seu segundo mandato, em janeiro, Trump já processou judicialmente vários media norte-americanos - incluindo o Wall Street Journal, o New York Times e a CBS - e, mais recentemente, anunciou que fará o mesmo com a britânica BBC. O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou hoje revogar a licença da ABC News, após uma jornalista desta cadeia televisiva fazer perguntas sobre os negócios da sua família na Arábia Saudita e o escândalo Jeffrey Epstein (Sapo, texto da jornalista Andrea Pinto)

Sem comentários: