quarta-feira, fevereiro 03, 2021

Podem os testes em massa ajudar o turismo?

 


Hotéis, aeroportos e companhias aéreas do México e Caraíbas estão a montar postos de testes à Covid-19 para responder às novas exigências para a entrada nos EUA e preservar a procura no setor das viagens, tão duramente atingido pela pandemia. No México, destinos populares como Cancún montaram vários locais de teste dentro dos aeroportos para atender quem embarca para os EUA. Na terça-feira, o governo americano passou a exigir teste negativo para quem vem do estrangeiro. A rede Hyatt Hotels está a oferecer testes gratuitos nos seus 19 resorts na América Latina, enquanto a Marriott International fornece exames nos seus estabelecimentos e coordenação com postos locais.

Os requisitos dos EUA visam auxiliar a recuperação das companhias aéreas no segmento de voos internacionais, aliviando os receios de contágio pelo coronavírus. No entanto, as dificuldades na obtenção de testes podem diminuir a procura por parte de americanos que talvez enfrentem problemas na hora de voltar para casa. No México, está a ser difícil encontrar testes, que podem custar até 200 dólares e o resultado demora dias para sair. Perante essa situação, as empresas do setor decidiram intervir.

"Num ambiente de queda drástica da procura nos hotéis, tudo o que puder ser feito para tornar a viagem mais segura é uma vitória aos olhos deles", disse Michael Bellisario, analista da Robert W. Baird. "Há muita incerteza e qualquer coisa que agilize o processo e torne a viagem mais simples e segura é útil para todas as partes."

As novas regras exigem que os viajantes façam o teste até três dias antes do embarque para os EUA e apresentem documentação por escrito do resultado negativo. São aceites os testes rápidos e os testes de PCR. Passageiros que já tiveram a Covid-19 podem apresentar prova de recuperação em vez do teste. Fora de Cancún, o estado de Guanajuato (onde fica a charmosa cidade colonial de San Miguel de Allende) oferece testes no aeroporto e está a trabalhar com os hotéis para que forneçam os exames. Yucatán está a fazer o mesmo. No caso dos hotéis, os postos de testes são encontrados principalmente nos resorts de luxo, o que dispensa os hóspedes de sair do local. Na rede Marriott, as unidades Ritz-Carlton Cancún, JW Marriott Los Cabos Beach Resort & Spa e Westin Puntacana Resort & Club, na República Dominicana, realizam testes no próprio estabelecimento, segundo uma porta-voz. Na rede Hilton Worldwide Holdings, os exames são oferecidos no Hilton Aruba Caribbean Resort & Casino e no Conrad Punta de Mita. Outras unidades da rede dão acesso a fornecedores de testes locais (Jornal de Negócios)

Sem comentários: