sábado, fevereiro 06, 2021

Covid: uma (não) explicação para divergências de dados


 Dei-me ao trabalho de comparar os dados (entre 20 de Janeiro e 6 de Fevereiro) única forma das pessoas perceberem mais facilmente o que se passa, porque há uma coisa que tem que ser desmistificada de uma vez por todas - e que as pessoas devem deixar de usar para "justificar" coisas que mais depressa são um erro estatístico não assumido, do que qualquer outra coisa: Então quando há divergências de dados entre a DGS e a RAM (no documento que elaborei, inclui também os Açores, onde já houve uma polémica pública entre DGS e GRA a propósito de óbitos) isso fica-se a dever ao facto do boletim nacional incluir pessoas com casos confirmados que têm a residência fiscal na Madeira mas que residem no Continente? Muito bem. Aceitamos para não questionarmos mais nada.


Mas, qual reverso da medalha, curiosamente para os mais de 13 mil mortos nacionais, até 5.2.2021, será que as únicas vítimas madeirenses ou com residência fiscal na Madeira são apenas os 50 relatados pelo GRM? Seria óptimo. O problema é que as coisas não funcionam só para um lado. Ou são ou não são. Erros são erros e o melhor a fazer é assumi-los e melhorar o sistema, isto se se provar que ele funciona com desfasamentos que podem dar origem a situações vergonhosas como a de 4 de Fevereiro passado que, obviamente, perante as notícias, lançou os madeirenses numa ansiedade e angústia durante quase um dia, depois da DGS ter noticiado 264 novos caso na RAM. Se esse número se confirmasse - felizmente veio a revelar-se um flop, mais um - seria o recorde e indiciaria um agravamento súbito e sem explicações de uma situação que, não estando ainda normalizada, parecia ter a sua cadência certa.


O problema é que nem nos óbitos eles se entendem, como podem as pessoas confirmar olhando os quadros que incluo neste trabalho. Em 5 de Fevereiro a DGS dada 46 óbitos à Madeira contra 50 informados pela DRS-IASAUDE da Madeira.


Lembro que há é um dado, em cada um dos boletins, que deve ser tido em consideração que pode explicar alguma coisa (incluindo ajustes de dados relativos a dias anteriores) mas que não explica tudo:

Boletim da DGS

Dados até dia 04-02-2021 23:59:59

Boletim da DRS-IASAUDE (Relatório de Situação Epidemiológica na RAM em 05.02.2021)

Dados relativos a 05-02-2021 - 19.30 horas

Boletim da DRS-GRA

Fevereiro 2021 - Sexta-feira, 5 (00h00)

E por aqui me fico, não para especular - o assunto é sério demais para isso - mas por que acho que todos temos direito à verdade, sem truques e a um sistema que funcione de forma acertada e concertada. E deixem de usar "justificações", nomeadamente na comunicação social, só porque alguém lhes soprou algo aos ouvidos, porque na realidade são argumentos que carecem de verdade como se constata nestes dados (LFM)

Sem comentários: