Os líderes portugueses estão mais confiantes do que os seus pares europeus. A conclusão é do Worldcom Public Relations Group, representado em Portugal pela Do It On, que desenvolveu um estudo sobre os principais focos de atenção de responsáveis de empresas de todo o Mundo, nos últimos nove meses de 2020. Segundo a análise, Portugal contraria o declínio de confiança na Europa – onde se registou a maior queda de confiança face ao resto do planeta. Itália, Alemanha e França são alguns dos países responsáveis por este decréscimo generalizado do Velho Continente, mas Portugal apresenta o comportamento inverso. Por cá, a confiança dos líderes empresariais subiu 2% no período analisado. O Reino Unido, por seu turno, manteve-se estático. “Como resultado, a Europa passou de ser a região mais confiante de todo o índice em Abril, para ocupar, em Dezembro, o quarto lugar, atrás da América do Norte, Ásia e Australásia”, indica o estudo.
Em traços gerais, os líderes a nível global começaram, neste período, a mostrar maior interesse com tópicos directamente relacionados com os colaboradores: dos sete tópicos em destaque, quatro dizem respeito a pessoas. A coroa cabe a Qualificação e Requalificação de Colaboradores, uma vez que é o tema mais mencionado em todas as regiões, com excepção da América Latina. Paradoxalmente, maior atenção não é sinónimo de maior confiança. Segundo o mesmo estudo, este tópico referente à qualificação das equipas apresenta o maior decréscimo de confiança desde Abril (-7,3%). Por isso mesmo, o Worldcom Public Relations Group apresenta-o como o grande desafio para os próximos anos.
Reter Talento, por seu turno, é o segundo tópico que recebeu maior atenção por parte dos líderes inquiridos, registando mesmo a segunda maior subida de todo o índice (124%). Mas, tal como acontece com o primeiro tópico de preocupação, verifica-se um recuo de 3,2% na confiança em conseguir resolver o problema. Outros tópicos que mereceram a atenção dos líderes empresariais de todo o Mundo entre Abril e Dezembro do ano passado:
–
Segundo o estudo, tópicos como a redução de plásticos obtiveram uma subida de
104% do nível de interacção, mas registam a segunda maior queda desde Abril
(-4,5%);
–
Embora o impacto e papel dos media tenha caído do primeiro para o terceiro
lugar da lista de tópicos com maior interacção, o tópico recebeu o dobro da
atenção desde Abril – com um aumento exacto de 100%. A confiança, por outro
lado, caiu 3% durante os últimos nove meses de 2020;
–
Os níveis de atenção prestados a influencers, clientes e colaboradores
aumentaram todos desde Abril. Os influencers apresentam a maior subida (42,2%),
apesar de a confiança descer 10,6%;
–
Em Abril, a confiança dos líderes no uso da tecnologia enquanto meio de
inovação e colaboração ocupava o 18.º lugar do Índice de Confiança da Worldcom.
Em Dezembro, foi o tópico no qual se depositou maior confiança. Em Portugal, o
nível de confiança neste tópico subiu 9,2% entre Abril e Dezembro (Executive
Digest, texto da jornalista Filipa Almeida)
Sem comentários:
Enviar um comentário