sexta-feira, fevereiro 26, 2021

Portugal abaixo de Espanha e Reino Unido na transmissão do vírus


O índice de transmissibilidade do vírus em Portugal situa-se em mínimos desde o início da pandemia. Comparando com a Europa, tem também o valor mais baixo. Portugal tem o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 mais baixo da Europa, de acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA). Situa-se assim atrás de Espanha e Reino Unido, que também contam com um número baixo neste indicador.

O valor do Rt em Portugal, ou seja, o número médio de casos secundários resultantes de um caso infetado, é estimado em cerca de 0,67, adiantou o especialista Baltazar Nunes na chamada reunião do Infarmed, esta segunda-feira. Este “é o valor mais baixo desde o início da epidemia”, sendo que se encontra “abaixo de 1 em todas as regiões do continente e das regiões autónomas”, sublinhou.

Já na comparação com a Europa, Portugal conta agora com o valor do Rt mais baixo. Seguem-se Espanha (com um valor que ronda os 0,75) e Reino Unido (à volta dos 0,80). Por outro lado, no extremo oposto, há pelo menos 12 países com o valor superior a 1 (ou seja, cada doente com Covid-19 está a contagiar cerca de uma pessoa, em média).

De salientar que alguns especialistas sublinharam que este não é o único indicador a seguir para avaliar a evolução da pandemia. Já no que diz respeito à incidência do vírus, Portugal situa-se ainda entre os que contam com mais novos casos. O país “apresenta uma taxa de notificação acumulada de 14 dias entre 240 a 479.9 casos por 100.000 habitantes com tendência decrescente (428)“, lê-se no relatório do INSA.

“Nesta mesma situação que Portugal estão França, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Holanda, Espanha e Reino Unido“, acrescenta o relatório do instituto. Já no intervalo mais abaixo, entre os 120 a 240 casos, encontram-se países como a Áustria, Bélgica, Polónia, Hungria e Grécia. O país com uma incidência mais baixa do vírus é a Islândia, que conta no entanto com um Rt acima de 1 (ECO digital, texto da jornalista Mariana Espírito Santo)

Sem comentários: