quinta-feira, agosto 24, 2023

Vem aí um novo desastre financeiro? Investidor que previu a crise de 2008 alerta para possível “crash” até ao final do ano

Michael Burry foi uma das primeiras pessoas a descobrir a bolha do mercado imobiliário norte-americano em 2008, e aponta agora para um “crash” de Wall Street até ao final do ano, que pode originar um novo desastre financeiro. É um empresário, investidor e médico, ex-neurologista, que se tornou conhecido por ser o fundador da Scion Capital LLC, empresa gestora de hedge funds, que esteve ativa entre 2000 e 2008, e depois fechou para se focar em investimentos pessoais.

Os dados da Security Exchange Commission, divulgados na segunda-feira, mostraram que ele fez apostas contra o S&P 500 e o Nasdaq 100, ambos representativos da economia dos EUA em geral, revela a ‘CNN’. O seu fundo, o Scion Asset Management, comprou grandes participações em opções de venda contra ambos os índices do mercado de ações. Segundo a mesma fonte, Burry está a utilizar mais de 90% da sua carteira para apostar na desaceleração do mercado.

O investidor comprou 794 milhões de euros em opções de venda contra um fundo que acompanha o S&P 500 e 677 milhões em opções de venda contra um fundo que acompanha o Nasdaq 100. Opções de venda são contratos de derivativos que dão ao investidor a opção de vender a um determinado preço. Noutras palavras, em lucrar com a queda dos ativos que eles representam. Em meados dos anos 2000, Michael Burry ficou famoso por fazer uma aposta contra o mercado imobiliário e onde obteve grandes lucros com a crise dos empréstimos subprime e o colapso de várias grandes entidades financeiras em 2008. Esta história do investidor foi narrada por Michael Lewis no seu best-seller “The Big Short : Inside the Doomsday Machine” e posteriormente adaptada para um filme onde Burry foi interpretado por Christian Bale (Executive Digest)

Sem comentários: