terça-feira, agosto 01, 2023

Eleições regionais: curiosidades (I)

Este quadro mostra, nas regionais de 2019, a diferença de votos, na RAM e nos onze concelhos, entre PSD e PS. Recordo que em 2019 o PS foi o mais votado em 4 dos 11 municípios da Madeira.

Este quadro mostra, nas regionais de 2019, a votação, na RAM e nos onze concelhos, do PCP e do Bloco, nele referindo-se os votos, a percentagem em cada concelho e o peso percentual da votação de cada partido em cada concelho face ao total regional. Por exemplo: o PCP em Câmara de Lobos obteve 1,9% no concelho mas a votação aqui corresponde a 12,2% do total regional dos comunistas. O peso do Funchal é indiscutível: 59,3% do total da votação do PCP nas regionais de 2019. Já no caso do Bloco de Esquerda a votação no Funchal correspondeu a 53,3% seguindo-se Santa Cruz, tal como o PCP, com pouco mais de 13% do total de votos. Recordo que em 2019 o PCP ficou reduzido a 1 deputado e que o Bloco deixou de ter representante eleito no parlamento regional.

Este quadro mostra, nas regionais de 2019, a votação, na RAM e nos onze concelhos, a percentagem de eleitores e o peso dos eleitores de cada concelho na votação total da Região. Por exemplo o Funchal correspondeu apenas a pouco mais de 42% do total dos votantes madeirenses. Já na coluna da direita vemos os valores da abstenção, na RAM e em cada concelho, e o peso dos abstencionistas de cada município face ao total regional. Por exemplo, o Funchal representou 40,57% das abstenções registadas nas regionais de 2019 enquanto que a abstenção de 1,3% no Porto Moniz representou apenas 0,95% do total da abstenção regional. De uma maneira geral Funchal, Câmara de Lobos e Santa Cruz foram responsáveis por 68,4% das abstenções verificadas nas regionais de 2019.

Este quadro mostra, nas regionais de 2019, a votação, na RAM e nos onze concelhos, do CDS e do JPP, nele referindo-se os votos, a percentagem em cada concelho e o peso percentual da votação de cada partido em cada concelho face ao total regional. Por exemplo: o CDS na Calheta obteve 8,5% no concelho mas a votação aqui corresponde a 6,9% do total regional dos centristas. O peso do Funchal é grande: mais de 42% do total da votação do CDS nas regionais de 2019. Já no caso do JPP a votação no Funchal correspondeu apenas a 19,6% do total regional já que Santa Cruz com pouco mais de 67% do total de votos é o mais importante para este partido. Recordo que em 2019 o JPP perdeu 2 dos 5 deputados que tinha elegido em 2015 enquanto o CDS passou de 7 para 3 eleitos no parlamento regional (LFM)

Sem comentários: