quarta-feira, outubro 14, 2015

Já decidiu: Cavaco Silva vai convidar Passos a formar Governo

Segundo me confidenciaram fontes informadas do processo em curso, Cavaco Silva já tomou a decisão de convidar Passos Coelho para formar governo mesmo que ele possa cair na Assembleia da República por força da aprovação de uma moção de censura do PCP ou do Bloco ou da rejeição do respectivo programa de governo que deverá ser alterado para que sejam incluídas todas as propostas que a coligação anunciou como cedências ao PS.
De acordo com a mesma fonte a única incerteza de Cavaco - que recusa dar posse a um governo constituído pelos vencidos das eleições e muito menos com o envolvimento de ministros do PCP e do Bloco, partidos  que Cavaco não tem dúvidas estarem contra a Europa, o euro e o pacto de estabilidade. A estratégia de Cavaco seria, basicamente, a de ganhar tempo, por forma a que seja o futuro Presidente a ter que resolver o "problema" quando ele surgir. Cavaco parece disposto a exigir de Passos, disse-me a minha fonte, que o programa de governo da coligação seja "acalmado" e que inclua não apenas toas as propostas que a PAF apresentou ao PS no processo negocial podendo ir porventura mais além e incluir alguns outros itens. A ideia é conquistar a abstenção socialista, reduzir a pressão sobre Costa e o PS e não dar argumento aos socialistas para adoptar outra posição de voto. Soube também que há um grupo de trabalho na PAF que está a ultimar a proposta final de programa de governo e que dela farão parte as propostas que foram esta semana apresentadas ao PS. Vamos a ver se tenho razão.

A mesma fonte garantiu-me que as declarações proferidas hoje por Passos, resultam  da informação que líder do PSD tem, de qual será a opção de Cavaco Silva. Sei também que o PR pediu pareceres a alguns dos seus conselheiros jurídicos sobre as saídas possíveis no actual contexto político-parlamentar e considerando o presente impasse., Caso contrário, dizem-me, Passos estaria com um discurso mais "pianinho" para não colocar em causa negociações que depois do fracasso da reunião realizada nas sede do PS no Largo do Rato, PSD e CDS concluíram não ter viabilidade de sucesso. Sei também que no eixo Cavaco-Passos há quem acredite que o PS estabeleceu uma espécie de linha vermelha e que Costa não quererá gerar uma crise política sob pena de ser posta em causa a sua liderança no próximo Congresso socialista a ser convocado provavelmente para Fevereiro de 2016.

Sem comentários: