quarta-feira, outubro 14, 2015

Presidenciais: Alberto João Jardim deverá anunciar que não se recandidata a aproxima-se de Marcelo

Alberto João Jardim anunciou para amanhã, quinta-feira, uma declaração sobre as presidenciais. Segundo apurei o ex-Presidente do Governo Regional deverá reafirmar os princípios que no seu entender deveriam nortear uma candidatura presidencial abrangente e de mudança, mas reconhecerá que continuam a não existir condições políticas para que o sistema político português tolere qualquer ousadia que defenda grandes mudanças. Alberto João Jardim deverá enumerar matérias que entende deverem fazer parte obrigatória, na sua óptica, de qualquer manifesto eleitoral de um futuro Presidente.
Embora sejam escassas as informações sobre o conteúdo da referida declaração, admite-se que Alberto João Jardim se aproxime da candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa, desconhecendo-se contudo se vai declarar já - hipótese que é possível - o seu apoio pessoal ao ex-líder do PSD e comentador da TVI.
Esta declaração do ex-Presidente do Governo, agendada para amanhã na sede da Fundação Social-Democrata, será feita numa emana em que Marcelo confirmou a sua candidatura presidencial, tendo a favor todas as sondagens, e numa altura em que o PSD parece ter decidido que colocará toda a sua estrutura logística no apoio à candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa.
Embora seja possível a Alberto João Jardim reservar para o futuro uma posição política de apoio à candidatura de Marcelo, condicionando-a à divulgação do manifesto eleitoral deste, o facto de existir entre ambos uma longa amizade pessoal, poderá ser determinante para que o antigo líder do PSD da Madeira não queira entrar no comboio tarde demais.
Segundo as minhas fontes, quem está com Marcelo, também por razões de identidade política e de amizade pessoal é Guilherme Silva, destacada figura dos social-democratas madeirenses (e fico-me por aqui...), que deverá ocupar posição de destaque na estrutura regional de apoio a Marcelo Rebelo de Sousa que deverá ser constituída até final da primeira semana de Novembro.

Sem comentários: