segunda-feira, novembro 30, 2020

Vasco da Gama: chegou a Lisboa o maior paquete português






A Mystic Cruises adquiriu num leilão no Reino Unido o navio de passageiros Vasco da Gama, pertencente à empresa Cruise & Maritime Voyages por 8,5 milhões de euros. O Vasco da Gama com 210 metros de comprimento e 30,8 de boca (largura), saíu de Tilbury, no Reino Unido a 21 de novembro e deu entrada no rio Tejo na manhã do dia 25 de novembro, ainda com a bandeira das Bahamas mas já está em curso o processo de mudança para bandeira portuguesa. É o maior navio de passageiros que Portugal já teve, ultrapassando o emblemático Infante Dom Henrique que cruzou os oceanos Atlântico Índico durante as décadas de 60 e 70 do século passado.

Tudo começou quando a companhia de cruzeiros Cruise and Maritime Voyages, com sede no Reino Unido, declarou insolvência, a 20 de julho. Passados quase três meses após o colapso, o Supremo Tribunal do Reino Unido ordenou a venda dos navios, para saldar as dívidas.

A Cruise and Maritime Voyages (CMV) iniciou a sua atividade em 2009 e operava principalmente nos mercados inglês, francês, alemão e australiano, com uma frota de seis navios, pequenos e antigos. A pandemia mudou muita coisa no ramo das viagens de cruzeiro e, como em quase todos os sectores, teve efeitos devastadores. A CMV não escapou.

A leiloeira e corretora de navios CW Kellock & Co, com mais de 150 anos de experiência no Reino Unido, começou a leiloar as embarcações da CMV no dia 8 de outubro. O Vasco da Gama com capacidade para 1636 passageiros e 557 tripulantes, foi o primeiro a receber as propostas em carta fechada. Mário Ferreira, presidente da MysticInvest Holding, empresa à qual pertence a Mystic Cruises e Douroazul, foi o vencedor, adquirindo o navio por 10.187.000 de dólares (8,5 milhões de euros).

Com um custo de 152 milhões de euros, o Vasco da Gama foi construído nos estaleiros Fincantieri, em Trieste, Itália, e entregue em 1993 à Holland America Cruise Line, com o nome de MS Statendam. O navio, de 55.451 toneladas, fez parte da frota da Holland America até 2014, quando foi transferido para a P&O Cruises Australia, empresa igualmente integrante do grupo Carnival Corporation. Em 2015, depois de ser completamente remodelado, foi renomeado como Pacific Eden, integrando a frota da P&O Cruises Australia. Em 2018 foi adquirido pela empresa Cruise & Maritime Voyages, que o rebatizou como Vasco da Gama (Expresso texto do jornalista Jaime Figueiredo)

Sem comentários: