segunda-feira, novembro 30, 2020

Cerca de 70% dos pacientes que sofrem de ‘covid-19 prolongada’ apresentam sequelas em um ou mais órgãos, indica estudo

O novo coronavírus pode deixar sequelas mesmo nos doentes mais novos e saudáveis pelo menos quatro meses após a infeção inicial e mais de metade (cerca de 70%) dos pacientes que sofrem de ‘covid-19 prolongada’ apresentam sequelas em um ou mais órgãos, de acordo com um estudo da University College London.

Alguns dos ‘efeitos secundários’ da covid-19 são cansaço, falta de ar, danos em órgãos vitais, fraqueza e atrofia muscular, distúrbios psicológicos, neurológicos ou cognitivos. Tratam-se de sequelas sentidas por pessoas que já recuperaram da doença.

O estudo em causa, que analisou 500 pacientes que estiveram hospitalizados, constatou que a maioria (cerca de 70%) apresentavam uma sequela em um ou mais órgãos meses, após a infeção. Os pulmões são o órgão que apresentava mais danos: cerca de 60% relataram sequelas. Além disso, 29% dos inquiridos apresentaram sequelas nos rins, 26% no coração e ainda 10% no fígado.

Estes efeitos inserem-se na ‘covid-19 prolongada’, que se refere a um quadro de sintomas continuados após a infeção pelo novo coronavírus. Os mais comuns são fadiga/ cansaço, falta de ar, dores e ainda ‘nevoeiro cerebral’ (dificuldade em pensar de forma clara). É uma condição que começa a ser reportada por cada vez mais pessoas que foram infetadas.

O estudo britânico apurou ainda que, em alguns casos, havia uma correlação entre os sintomas e o local/ órgão afetado pelas sequelas. Por exemplo, problemas cardíacos ou pulmonares correlacionados com falta de ar, enquanto problemas de fígado ou pâncreas foram associados a sintomas gastrointestinais.

Recentemente, além dos sintomas já relatados nos casos de ‘covid-19 prolongada’, surgiram outros relatos de pessoas que tiveram problemas dentários, tal como perda de dentes. No entanto, ainda não há provas rigorosas de que a infeção possa levar a este tipo de problemas (Executive Digest, texto da jornalista Mara Tribuna)

Sem comentários: