quinta-feira, novembro 28, 2019

Caixa Geral de Depósitos Lidera nas Redes Sociais e em Notícias

Os dados dos Serviços de Social Media Explorer e de Clipping da MediaMonitor revelaram que, em Outubro de 2019, a Caixa Geral de Depósitos foi o banco que registou o maior número de menções nas redes sociais e o maior número de referências em notícias. A Caixa Geral de Depósitos destacou-se nos social media recolhendo 24,7% das menções no Twitter, Facebook, Fóruns, Blogs e Instagram do total de menções recolhidas para os bancos em análise. No mesmo período, a CGD evidenciou-se também nas notícias publicadas nos diferentes meios, sendo referida em 24,7% do total de notícias recolhidas. Entre os bancos recolhidos, o Montepio foi o segundo mais mencionado nos social media com 12,9% das menções, o Millennium BCP o terceiro (com 12,4% do total de menções), seguido pelo BPI (com 10,9% das menções) e a fechar o top5 está o antigo BES, que continua a ser muito mencionado (com 10,3%). Relativamente às notícias publicadas pelos media, o Novo Banco ocupa o segundo lugar com 13,6%, o Millennium BCP a terceira posição com 13,3% , em quarto lugar está o Montepio com 11,3%, seguido pelo BES que tem 10,5% do total de notícias publicadas.

No mês em análise, registou-se um pico de menções e de notícias no dia 10, devido ao Millennium BCP e ao Novo Banco, terem reestruturado os contratos de financiamento com o Sporting. No dia 14, houve um pico de menções devido ao aumento das comissões por parte da Caixa Geral de Depósitos. No primeiro dia de interrogatório de José Sócrates na fase de instrução da Operação Marquês, no dia 28 de Outubro, a CGD destacou-se nas notícias, devido à acusação com ligação ao financiamento deste banco ao empreendimento Vale do Lobo.
O Twitter foi a rede social que registou a maioria das menções sobre os bancos em análise, com 57% do total das mesmas, seguindo-se o Facebook com 35% e por fim os Fóruns, Instagram e Blogs que no seu conjunto registaram 8% das menções. A Internet foi também o meio que publicou maior número de notícias sobre este sector, 60% do total de notícias foram publicadas neste meio. Em Imprensa foram publicadas 18% , em Televisão 17% e por último em Rádio foram divulgadas 5% das notícias.

O Social Media Explorer é um serviço que monitoriza conteúdos veiculados nos social media relacionados com marcas ou personalidades e o serviço de Clipping acompanha tudo o que é divulgado nos media com base em temas de interesse, monitorizando mais de 700 publicações, 10 canais de TV, 5 rádios e mais de 800 sites (Marktest.com, Novembro de 2019) 

Sem comentários: