Os dados dos Serviços de Social Media Explorer e de Clipping da
MediaMonitor revelaram que, em Outubro de 2019, a Caixa Geral de Depósitos foi
o banco que registou o maior número de menções nas redes sociais e o maior
número de referências em notícias. A Caixa Geral de Depósitos destacou-se nos
social media recolhendo 24,7% das menções no Twitter, Facebook, Fóruns, Blogs e
Instagram do total de menções recolhidas para os bancos em análise. No mesmo
período, a CGD evidenciou-se também nas notícias publicadas nos diferentes
meios, sendo referida em 24,7% do total de notícias recolhidas. Entre os bancos recolhidos, o Montepio foi o segundo mais mencionado nos
social media com 12,9% das menções, o Millennium BCP o terceiro (com 12,4% do
total de menções), seguido pelo BPI (com 10,9% das menções) e a fechar o top5
está o antigo BES, que continua a ser muito mencionado (com 10,3%). Relativamente
às notícias publicadas pelos media, o Novo Banco ocupa o segundo lugar com
13,6%, o Millennium BCP a terceira posição com 13,3% , em quarto lugar está o
Montepio com 11,3%, seguido pelo BES que tem 10,5% do total de notícias
publicadas.
No mês em análise, registou-se um pico de menções e de notícias no dia
10, devido ao Millennium BCP e ao Novo Banco, terem reestruturado os contratos
de financiamento com o Sporting. No dia 14, houve um pico de menções devido ao
aumento das comissões por parte da Caixa Geral de Depósitos. No primeiro dia de
interrogatório de José Sócrates na fase de instrução da Operação Marquês, no
dia 28 de Outubro, a CGD destacou-se nas notícias, devido à acusação com
ligação ao financiamento deste banco ao empreendimento Vale do Lobo.
O Twitter foi a rede social que registou a maioria das menções sobre os
bancos em análise, com 57% do total das mesmas, seguindo-se o Facebook com 35%
e por fim os Fóruns, Instagram e Blogs que no seu conjunto registaram 8% das
menções. A Internet foi também o meio que publicou maior número de notícias
sobre este sector, 60% do total de notícias foram publicadas neste meio. Em
Imprensa foram publicadas 18% , em Televisão 17% e por último em Rádio foram
divulgadas 5% das notícias.
O Social Media Explorer é um serviço que monitoriza conteúdos veiculados
nos social media relacionados com marcas ou personalidades e o serviço de
Clipping acompanha tudo o que é divulgado nos media com base em temas de
interesse, monitorizando mais de 700 publicações, 10 canais de TV, 5 rádios e
mais de 800 sites (Marktest.com, Novembro de 2019)
Sem comentários:
Enviar um comentário