sexta-feira, janeiro 01, 2021

Sondagem: Ventura chega-se à frente como líder da Oposição



Rui Rio ainda é o favorito para o papel de principal figura da Oposição (34%), mas deputado da Direita radical está a subir (29%) e distancia-se de Catarina Martins (14%). André Ventura é uma das figuras em destaque no barómetro da Aximage para o JN, DN e TSF: são agora 29% os que o apontam como a principal figura da Oposição. Já faz sombra a Rui Rio (34%), mas isso não significa, no entanto, que os portugueses gostem da figura. Aliás, coincidindo com a ascensão do líder do Chega, a avaliação ao conjunto da Oposição volta a terreno negativo: 40% dão má nota e apenas 25% dão positiva.

De novembro para dezembro, a Oposição cai 22 pontos nas avaliações positivas e sobe seis pontos nas avaliações negativas. Analisando as variações por segmento, encontra-se parte da explicação para esta alteração: há um mês, eram os socialistas os mais satisfeitos com o desempenho da Oposição; este mês, o saldo já é claramente negativo (50% dão nota negativa e apenas 25% dão nota positiva).

Outra curiosidade, ainda ao nível dos segmentos partidários, é que agora o saldo é negativo em todos os grupos de eleitores, ou seja, entre todos os que preferem os partidos da Oposição. Os mais críticos, ou seja, aqueles em que o saldo negativo é maior, são os eleitores do PAN. Os mais benévolos são os eleitores comunistas (o saldo só é negativo em dois pontos).

Boleia dos Açores

Para quem valorize a célebre ideia do "falem bem ou falem mal, mas falem de mim", André Ventura é claramente o homem do momento. Há um mês estava empatado a 20 pontos com Catarina Martins, agora tem mais nove, deixa a líder do Bloco para trás (16%) e já morde os calcanhares a Rui Rio, que está a escassos cinco pontos. Talvez efeitos da boleia que o líder do PSD deu ao do Chega com o acordo nos Açores e o muito debatido eventual acordo a nível nacional, quando e se o momento chegar.

O deputado único e candidato presidencial do Chega é naturalmente considerado a principal figura da Oposição pelos seus, mas também é o mais citado entre os eleitores do PAN e da Iniciativa Liberal. Rui Rio é o preferido entre os sociais-democratas (55%), mas também é significativa a fatia dos que apontam para Ventura.

Também os socialistas acham que Rio é a principal figura da Oposição (38%). Catarina Martins só vence entre os bloquistas, enquanto Jerónimo não consegue esse estatuto nem entre os comunistas, que escolhem o líder do PSD como principal figura da Oposição (Jornal de Notícias, texto do jornalista Rafael Barbosa)

Sem comentários: