terça-feira, janeiro 05, 2021

Covid-19: Portugal no top 5 dos países com maior taxa de vacinação da Europa

 


A maioria dos países europeus já começou a vacinar a sua população contra a COVID-19, mas existem enormes discrepâncias no ritmo de vacinação. O Reino Unido foi aquele que administrou um maior número de doses até ao momento, enquanto França e a Holanda fazem parte do leque dos mais lentos, segundo a ‘Euronews’. Portugal está bem posicionado.

O Reino Unido foi o primeiro país do mundo a autorizar o uso da vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNtech. A vacinação começou no dia 8 de dezembro. Até 1 de janeiro de 2021, mais de um milhão de doses de vacina já tinham sido administradas, de acordo com o ministro da saúde britânico, Matt Hancock.

Espera-se que o ritmo de vacinação acelere rapidamente a partir desta segunda-feira, dia em que foi lançada uma segunda vacina – da AstraZeneca-Oxford. Cerca de 530 mil doses estão programadas para serem administradas na primeira semana.

Já dentro da União Europeia (UE), até agora, a Dinamarca tem a maior taxa de vacinação entre os estados membros. Mais de 45.800 dos 5,8 milhões de habitantes do país tinham recebido a vacina até 2 de janeiro, dando-lhe uma taxa de vacinação de 0,78 por 100 pessoas.

Mas em termos absolutos, a Alemanha distribuiu a maioria das doses de vacinas. Mais de 188.500 foram administradas até 1 de janeiro, de acordo com o Instituto Robert Koch.

Seguem-se a Croácia e Portugal, com taxas de vacinação 0,19 e 0,16, por 100 cidadãos respetivamente. Até ao final de domingo, 32 mil pessoas em Portugal já tinham recebido a primeira dose de vacina ao novo coronavírus, segundo o Ministério da Saúde.

Depois Itália e Polónia, que apresentam atualmente taxas de cerca de 0,13 doses de vacinação por 100 habitantes. Itália, o país europeu mais afetado, com quase 75 mil mortes atribuídas à COVID-19, já vacinou mais de 79.000 pessoas

A Áustria, Bulgária e Roménia têm uma taxa de vacinação semelhante – 0,07 doses por 100 habitantes. Em termos absolutos, Bucareste distribuiu 13.200 doses, Viena seis mil e Sofia 4.739.

A Estónia vacinou pouco menos de 2.500 pessoas, dando-lhe uma taxa de vacinação de 0,2, mais alta do que a Grécia e Finlândia de 0,03. Atenas e Helsínquia administraram, cada uma, 3.001 e 1.767 doses de vacina.

O governo de França foi criticado pelo ritmo lento de vacinação, com apenas 352 dos 67 milhões de habitantes do país a receber a primeira dose até 31 de dezembro. As autoridades prometeram acelerar o ritmo e iniciar a vacinação de profissionais de saúde com mais de 50 anos uma semana antes do planejado inicialmente. Finalmente, a Holanda vai começar a sua campanha de vacinação a 8 de janeiro.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou a vacina Pfizer / BioNTech a 21 de dezembro com o lançamento coordenado pela Comissão Europeia.

Bruxelas fechou acordos de compra antecipada com várias empresas e garantiu doses suficientes para vacinar os 450 milhões de habitantes do bloco. A primeira entrega da vacina aos Estados membros foi realizada a 26 de dezembro. Cada Estado membro receberá doses com base no tamanho de sua população. A previsão é que a EMA autorize o uso da vacina Moderna no dia 6 de janeiro, podendo haver novidades ainda esta semana (Executive Digest, texto da jornalista Simone Silva)

Sem comentários: