sexta-feira, janeiro 08, 2021

SONDAGEM TVI/OBSERVADOR: ANA GOMES E VENTURA EMPATADOS NO SEGUNDO LUGAR

 


Intenções de voto dão a clara reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa. A sondagem da Pitagórica para a TVI e o Observador mostra Marcelo Rebelo de Sousa calmamente a caminho da reeleição, com 67,9% das intenções de voto, enquanto a disputa pelo segundo lugar, entre Ana Gomes e André Ventura, tem tudo o que é preciso para ser o grande duelo destas eleições.

Os candidatos estão empatados nas intenções de voto: ambos contam agora com 11,4 por cento. Isto significa que, em relação à última sondagem, Ana Gomes caiu 1,6 pontos percentuais, enquanto Ventura subiu 0,8 pontos percentuais. Segue-se Marisa Matias, com 4,3%, João Ferreira, com 2,6%, Tiago Mayan, com 2,1%, e Vitorino Silva, com 0,4%.

SONDAGEM AVALIA POSIÇÕES DE VENTURA


A Constituição da República Portuguesa tem estado na mira de André Ventura. O candidato defende alterações ao texto e, segunda a sondagem, esta é uma intenção que parece a agradar a muitos eleitores: 45 por cento dos inquiridos diz que a Constituição precisa de algumas alterações, contra 16 por cento que declara não ser necessário fazer qualquer mudança.

A reintrodução da prisão perpétua também foi avaliada: 46 por cento diz que sim e 39% defende que não. A ilegalização do Chega, pretendida por Ana Gomes, também foi avaliada e o resultado mostra que a maioria dos inquiridos rejeitam a ideia. Já André Ventura é considerado pela maioria dos inquiridos nesta sondagem como populista, seguindo-se de extrema direita e, em terceiro lugar, com pensamento fascista. A sondagem foi feita pela Pitagórica para a TVI e jornal Observador entre os dias 22,23,26,27 e 29 e 30 de dezembro de 2020 e os dias 2 e 3 de janeiro 2021. Com 629 entrevistas telefónicas, com um grau de confiança de 95 e meio por cento, para uma margem de erro máxima de 4 por cento.


A Ficha técnica completa desta sondagem, bem como todos os resultados, foram disponibilizados junto da Entidade Reguladora da Comunicação Social, que os disponibilizará oportunamente para consulta online (TVI24, texto da jornalista Alexandra Monteiro)

Sem comentários: