terça-feira, janeiro 05, 2021

Covid-19: Ex-diretor da OMS alerta para uma terceira vaga “mais contagiosa”

 


O epidemiologista e antigo diretor da OMS, Daniel Lopez Acuña, alerta para o facro de vários países da Europa já terem entrado “plenamente” na terceira vaga da pandemia, que será “mais contagiosa”, e sublinhou que é necessário vacinar contra a covid-19 “como se se tratasse de uma operação militar e de uma guerra”.

O responsável lamentou a evolução da pandemia, que considera “previsível devido ao relaxamento de muitas das medidas restritivas”. Daniel Lopez Acuña salientou que, ao contrário do que aconteceu no verão, as “incidências elevadas do vírus” levaram a uma “intensificação das infeções”.

“Estamos numa tendência ascendente e, como consequência, estamos a entrar numa terceira vaga. Vamos ter de novo uma situação que vai trazer uma pressão preocupante de assistência”, advertiu, citado pela Europapress.

Na sua opinião, “alguns erros” foram cometidos ao não tomar medidas mais drásticas em novembro, com um curto confinamento para “fazer descer a curva” apenas nesse mês. “O relaxamento e os contactos entre as pessoas intensificaram-se no Natal, o que desencadeou mais contágios”, disse.

Neste sentido, Lopez Acuña previu que a terceira vaga será “mais virulenta” do que a segunda e deverá ocorrer com uma “maior incidência do que no verão”. “Deveríamos ter sido muito mais cuidadosos”, acrescentou.

O epidemiologista sublinhou ainda que a nova estirpe do coronavírus identificada pela primeira vez no Reino Unido não é mais letal, mas é mais contagiosa, “o que aumenta o número de casos a um ritmo mais elevado”, explicou (Executive Digest, texto da jornalista Mara Tribuna)

Sem comentários: