segunda-feira, janeiro 25, 2021

Curiosidades eleitorais

 Para quem gosta de algumas curiosidades eleitorais:

- João Ferreira foi 3º em Beja, Setúbal e Évora, superado por Ventura que foi 2º, o que não deixa de ser estranho dado que o PCP não consegue eleitoralmente travar o candidato do Chega numa zona do país onde já foi eleitoralmente "dono e senhor". O PCP, sem alaridos, deve estar internamente a pensar o que se passa e a procurar a explicação - que todos sabemos qual é... - para o facto das suas derrotas eleitorais cada vez mais acentuadas, estarem associadas à maior colagem ao governo de Costa.

Mais votados:

- João Ferreira foi mais votado que Marisa Matias, no quadro da "guerra" PCP-Bloco em Setúbal, Beja, Évora, Santarém, Portalegre e Lisboa

- Marisa Matias superou o candidato comunista em Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Faro, Madeira e Açores

- Vitorino Silva, o Tino de Rans, teve mais votos que Marisa Matias e João Ferreira em Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto e Viseu. Vitorino em 2016 obteve em 3,29% e 151.945 votos, descendo em 2021 para 2,95% e 122.294 votos.

Nas tem uma particularidade curiosa: Vitorino Silva perdeu na sua freguesia de Rans, Penafiel, distrito do Porto. Com todos os votos contados, Marcelo Rebelo de Sousa venceu em Rans, com 44,25% dos votos, mais 20 votos do que Vitorino Silva. Nas últimas presidenciais, Vitorino Silva tinha contabilizado 60,93% dos votos na freguesia de Rans. Domingo foram só 41,98% (LFM)

Sem comentários: