O Observatório da Organização
Internacional do Trabalho (OIT), no relatório anual, traça três cenários para a
evolução do emprego – um de referência, outro mais desfavorável e ainda um
favorável.
1. Cenário de referência
Baseado nas estimativas de
outubro de 2020 do Fundo Monetário Internacional (FMI), prevê-se uma perda de
3% nas horas de trabalho em todo o mundo em 2021, em comparação com o quatro
trimestre de 2019. Tal é equivalente a 90 milhões de postos de trabalho a tempo
inteiro.
2. Cenário mais desfavorável
Na hipótese de se alcançarem avanços lentos no processo de vacinação, prevê-se uma redução das horas de trabalho de 4,6%.
3. Cenário mais favorável
Prevê-se uma redução de 1,3%.
O controlo da pandemia, bem como o aumento da confiança dos consumidores e das
empresas, propiciarão o caso hipotético mais favorável.
Segundo o relatório da OIT, em
todos os cenários prevê-se que a quantidade de horas de trabalho nas Américas,
Europa e Ásia diminua mais do dobro do que nas restantes regiões.
Nesse sentido, o Observatório
a OIT deixa recomendações para a execução de políticas para mitigar a crise.
– Manutenção de políticas
macroeconómicas flexíveis em 2021 e nos anos seguintes, na medida do possível,
através de incentivos fiscais e a definição de medidas que fomentem os salários
e o investimento;
– Formulação de medidas
específicas destinadas a melhorar a situação das mulheres, jovens e os
trabalhadores pouco qualificados que auferem uma remuneração baixa, entre
outros grupos particularmente afetados.
– Prestação de assistência
internacional a países de rendimento baixo ou médio, cujos recursos financeiros
são insuficientes para realizar o processo de vacinação e promover a
recuperação económica e do emprego.
– Adoção de medidas de apoio
específicas destinadas aos setores mais afetados e fomento do emprego nos em
que se registam avanços a um ritmo mais acelerado.
– Promoção do diálogo social
para aplicar as estratégias de recuperação necessárias que permitam atingir
economias mais inclusivas, justas e sustentáveis (Executive Digest)
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