quinta-feira, janeiro 21, 2021

Covid-19: Um em cada oito pacientes recuperados morre de complicações num prazo de 140 dias, aponta estudo

 

Quase um terço dos pacientes recuperados da Covid-19 são readmitidos no hospital, num espaço de cinco meses e um em cada oito acaba mesmo por morrer devido a complicações relacionadas com a doença viral, de acordo cum estudo britânico citado pelo ‘The Telegraph’. A pesquisa, realizada pela Leicester University e pelo Gabinete Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) do Reino Unido, descobriu que das 47.780 pessoas que receberam alta hospitalar na primeira vaga, 29,4% regressaram ao hospital num prazo de 140 dias e 12,3% morreram. Os efeitos devastadores a longo prazo do novo coronavírus podem fazer com que muitos sobreviventes desenvolvam problemas cardíacos, diabetes e doenças crónicas do fígado e dos rins, segundo o mesmo estudo. O principal autor, Kamlesh Khunti, professor de diabetes e medicina vascular da Universidade de Leicester, disse ao Telegraph que este foi o «maior estudo de pessoas que receberam alta hospitalar após serem admitidas com Covid-19».

«As pessoas parecem estar a voltar para casa, sentem efeitos a longo prazo, regressam (ao hospital) e morrem. Vemos que quase 30% dos pacientes foram readmitidos, e isso é muita gente. Os números são tão grandes», afirmou citado pelo mesmo jornal. Contudo, Khunti disse que ficou surpreendido ao descobrir que os pacientes estavam a voltar ao hospital com um diagnóstico diferente e que muitos desenvolveram complicações adicionais. «Não sabemos se é porque a doença destruiu as células beta que produzem a insulina, mas estamos a assistir a estes novos diagnósticos surpreendentes de diabetes», adiantou.

O governo atualmente regista como morte por Covid se o paciente morrer até 28 dias após um teste positivo. Mas o número real de mortes pode ser muito maior se milhares de sobreviventes de Covid-19 regressarem ao hospital com sérios problemas de saúde, meses após contrair a doença. Em dezembro, o ONS estimou que uma em cada 10 pessoas que contraíram a doença, passou a sofrer de Covid-19 durante muito tempo, com sintomas que duraram três meses ou mais. Os sintomas comuns de longo prazo incluem cansaço extremo, falta de ar e problemas de memória e concentração (Executive Digest, texto da jornalista Simone Silva)

Sem comentários: