Segundo uma sondagem
realizada pela Marktest, a maioria dos portugueses pensa comprar as suas
prendas de Natal nos Centros Comerciais. Inquiridos pela Marktest entre os dias
28 de outubro e 4 de novembro de 2019 quanto ao tipo de loja onde pensam
comprar as suas prendas de Natal, a maioria (29%) afirmou ser o centro
comercial o local escolhido. Para 10.6% o hipermercado será o local de
realização destas compras, 10.1% fá-las-ão nas lojas de comércio tradicional
(rua), 6.7% no supermercado e 3.9% na Internet. 10.9% referiu outros tipos de
lojas e 26% não soube responder à questão. Entre os que
tencionam comprar prendas de Natal, a maioria (47.6%) pensa gastar o mesmo
valor do ano anterior. 6.5% antecipa gastar um valor mais elevado do que em
2018 enquanto 36.8% pretende gastar menos do que no ano transato. Os mais
jovens são quem tenciona gastar mais em prendas do que no ano precedente.
Para a maioria dos
inquiridos que tenciona comprar prendas de Natal, o orçamento destinado a estas
compras não deverá ultrapassar os 250 euros. Na resposta a esta questão, 9.5%
referiu tencionar gastar menos de 100 euros em prendas de Natal, 23.1% pensa
gastar entre 100 e menos de 200 euros, 31.6% entre 200 e menos de 500 euros e
14.2% considera ir gastar 500 ou mais euros. Há ainda 21.3% de indivíduos que
não sabem ou não respondem a esta questão. Em média, os inquiridos nesta
sondagem revelaram tencionar gastar 273 euros em prendas de Natal, com os
homens a indicar quase mais 74 euros do que as mulheres. Entre eles, a média
referida foi de 306 euros, enquanto entre elas não chegou aos 233 euros. Esta
sondagem foi realizada pela Marktest, entre os dias 28 de outubro e 4 de
novembro de 2019. O universo é composto pelos indivíduos com 16 ou mais anos de
idade residentes em Portugal. A amostra de estudo é constituída por 855
entrevistas telefónicas, selecionadas segundo o método aleatório. A margem de
erro máxima para o total, para um intervalo de confiança de 95%, é de ±3.35%. A
recolha da informação foi realizada através de um questionário estruturado
constituído por perguntas fechadas. As entrevistas foram recolhidas
telefonicamente e registadas de imediato em computador através do Sistema
C.A.T.I. ("Computer Assisted Telephone Interview") (Marktest.com,
Novembro de 2019)
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