sábado, novembro 30, 2019

Portugal é o melhor destino do mundo e ganha 13 'óscares' de turismo

Pelo terceiro ano consecutivo, Portugal é eleito o melhor local do planeta para visitar. A chuva de 'óscares' em 2019 também inclui Lisboa, a Madeira ou os Passadiços do Paiva. O turismo continua a ser a mais forte imagem de marca de Portugal, que acabou de ganhar o 'óscar' de melhor destino do mundo, pelo terceiro ano consecutivo, na cerimónia dos World Travel Awards (WTA), que decorreu esta quinta-feira em Muscat, capital de Omã. Ao todo, Portugal conquistou 13 'óscares do turismo' em 2019, a forma como são conhecidos os prémios World Travel Awards - o que também incluíu a eleição de Lisboa como "O melhor destino 'city break' do mundo", da Madeira como "O melhor destino insular do mundo", ou dos Passadiços do Paiva como "A melhor atração turística do mundo no segmento de aventura". Portugal voltou este ano a ganhar o cobiçado 'óscar' de melhor destino do mundo, um prémio para o qual estavam nomeados países como a vizinha Espanha, mas também a Costa Rica, as Maldivas, a Malásia, a Nova Zelândia ou o Vietname. Dubai, África do Sul ou Quénia eram outros países que estavam nesta corrida, a par do Vietname, Sri Lanka, Estados Unidos, Jamaica, Brasil ou Colômbia. Em junho deste ano, Portugal já tinha sido reeleito "O melhor destino da Europa" no âmbito dos World Travel Awards, fazendo antever que a cotação do país continuava em alta para ganhar o 'óscar' principal de melhor destino turístico do mundo. "É uma honra ter recebido este prémio, que distingue a excelência de Portugal e dos portugueses", enfatiza a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, num comunicado enviado às redações, salientando ainda que "todos devemos continuar a trabalhar para reforçar a afirmação internacional de Portugal".
Turismo português volta a ter recordes em 2019
Nos World Travel Awards de 2019, Lisboa volta a ser eleita, pela segunda vez, o melhor destino do mundo para 'escapadas' urbanas de curta duração ('city breaks'). A capital portuguesa recebeu em 2018, e pela segunda vez, o 'óscar' de "Melhor destino do mundo para city breaks", além de se ter estreado, também no ano passado, no prémio de "Melhor cidade destino do mundo".
"O trabalho desenvolvido na requalificação do património, na promoção do destino e melhoria da oferta cultural, gastronómica e turística, têm posicionado Lisboa como uma referência no que diz respeito às boas-práticas, e isso reflete-se nestas distinções", destaca Paula Oliveira, diretora-executiva da Associação Turismo de Lisboa (ATL). Para a responsável do Turismo de Lisboa, o recente projeto de reabilitação da frente ribeirinha para o Novo Cais de Lisboa, que vai envolver investimentos no valor de €27 milhões, representam um exemplo de como a cidade "continua a reinventar-se e a inovar para continuar a superar as expectativas dos lisboetas e de quem nos visita", justificando estes prémios internacionais.
Também o Turismo de Portugal foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o "Melhor organismo oficial de turismo do mundo". Segundo Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, este 'óscar' "não é mais do que o reconhecimento do sucesso da Estratégia Turismo 2027" e do "compromisso" desta entidade em chegar às metas definidas neste plano" com vista a "afirmar Portugal como destino turístico de excelência" - um objetivo que, segundo frisou o responsável, mobilizou todos os trabalhadores deste organismo. A chuva de 'óscares' chegou, ainda, aos Parques de Sintra, que pelo sétimo ano consecutivo arrecadou o prémio de "Melhor empresa do mundo em conservação". Portugal deverá continuar a bater recordes no turismo em 2019, apesar do abrandamento verificado nas economias dos principais mercados emissores de turistas, designadamente da alemã e da britânica, esta última com as vicissitudes do Brexit.
Segundo os últimos dados disponíveis do Instituto Nacional de Estatística (INE), Portugal recebeu mais de 21 milhões de turistas até setembro, e, segundo a Secretaria de Estado do Turismo, as perspetivas apontam para o ano seja encerrado com 27 milhões de turistas, após o país ter recebido 25 milhões em 2018. O crescimento também é visível ao nível das receitas, tendo os proveitos totais dos hotéis subido 7% no acumulado do ano até setembro, e em comparação com 2018, atingindo 3,45 mil milhões, segundo o INE. Conseguir que os turistas fiquem mais tempo em Portugal constitui nesta fase o 'cavalo-de-batalha' do sector, uma vez que a estada média se situa em menos de 2,7 dias. Numa altura em que a notoriedade do destino continua a disparar, um dos principais desafios apontados pelos empresários turísticos para os próximos anos é a saturação do aeroporto de Lisboa, e o facto de o Montijo só poder avançar, na melhor das hipóteses, em 2023 (Expresso, texto da jornalista Conceição Antunes)
***
Portugal foi distinguido como melhor destino turístico do mundo pelo terceiro ano consecutivo pelos World Travel Awards, numa cerimónia que se realizou esta quinta-feira em Mascate, Omã. Esta distinção foi atribuída pela primeira vez a Portugal em 2017, renovada em 2018 e, novamente, em 2019, sendo que já em junho, o país tinha sido reeleito o melhor Destino Turístico da Europa também pelo terceiro ano consecutivo, na ocasião numa cerimónia que decorreu na Madeira. “Este prémio, pelo facto de ser um prémio internacional e pela terceira vez consecutiva, prova o esforço evidente que tem sido feito, quer pelas entidades públicas, quer pelas entidades privadas, para que Portugal seja de facto um destino de eleição no que toca ao turismo”, disse à agência Lusa a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.
Para a responsável, trata-se de uma notícia que “volta a confirmar” que Portugal é “o melhor destino turístico” regional e mundial, pelo que considerou que “é uma honra” ter recebido este prémio e frisou distinguir a “excelência de Portugal e dos portugueses”, elevando simultaneamente “a exigência”. Estes “são prémios internacionais, dados por uma entidade isenta, reconhecida e com ‘expertise’ no tema e, portanto, é de facto o reconhecimento mais elevado que podíamos obter, pois acabam por ser os Óscares do Turismo”, disse ainda a secretária de Estado. “Estes prémios acabam por ser uma ação promocional muito importante para nós, porque a concorrência era grande, são prémios muito cobiçados, todos os países fazem o seu melhor e é bom ver que realmente o nosso melhor é de facto o melhor de todos”, sublinhou a governante. Além de Portugal, estavam nomeados para este prémio o Brasil, Colômbia, Costa Rica, Dubai, Grécia, Índia, Indonésia, Jamaica, Quénia, Malásia, Maldivas, Maurícias, Marrocos, Nova Zelândia, Ruanda, áfrica do Sul, Espanha, Sri Lanka, Estados Unidos e o Vietname.
Madeira ganha óscar de Melhor Destino Insular do Mundo
Para além de Portugal Continental, a Madeira também conquistou um óscar nos ‘World Travel Awards’. Foi considerado o “Melhor Destino Insular do Mundo”, pela quinta vez consecutiva. “O secretário regional de Turismo e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira, Eduardo Jesus, releva a importância de a Madeira voltar a ganhar o galardão, o qual vem consolidar as conquistas dos quatro anos anteriores e que vem permitir ampliar a visibilidade do destino a nível internacional numa altura em que esse fator assume particular importância”, diz o comunicado emitido por aquele organismo. Na votação para ser “World’s Leading Island Destination 2019” estavam ilhas de todo o mundo como Belize, Bali (Indonésia), Barbados, Bora Bora, Cozumel (México), Creta (Grécia), Ilhas Fiji, Havai, Jamaica, Maldivas, Ilhas Maurícias, Santa Lucia, Sardenha (Itália), Seychelles, Sicília (Itália) e Zanzibar (Tanzânia).
Lisboa é o Melhor Destino City Break do Mundo
E como não há duas sem três, os ‘World Travel Awards’ distinguiram a cidade de Lisboa como o Melhor Destino City Break do Mundo, pelo terceiro ano consecutivo. Para a Associação Turismo de Lisboa (ATL), a distinção da capital portuguesa é o reflexo da “atratividade e qualidade da oferta” da cidade no que respeita a estadias de curta duração. “Com a atribuição deste prémio, Lisboa volta a elevar os níveis mundiais de excelência no setor e a estabelecer níveis de qualidade a que outras cidades devem aspirar”, apontou a associação. A diretora executiva da ATL, Paula Oliveira, destacou o trabalho desenvolvido na “requalificação do património, promoção do destino e melhoria da oferta cultural, gastronómica e turística”, que tem posicionado o destino de Lisboa como “uma referência no que diz respeito às boas-práticas”, o que se reflete nestas distinções. Em 2018, Lisboa conquistou, pela primeira vez, o prémio de Melhor Cidade Destino do Mundo e, pela segunda vez consecutiva, o Melhor Destino para `City Break`, nos WTA. Recentemente, em junho deste ano, Lisboa recebeu três distinções europeias nos WTA, entre as quais a atribuição, pela primeira vez, de Melhor `City Tourist Board` à ATL “como reconhecimento da excelência do trabalho que tem realizado para desenvolver o turismo” na cidade.
Outros prémios nacionais:
Turismo de Portugal – ‘Melhor Organismo oficial de Turismo do Mundo’
Passadiços do Paiva – ‘Melhor atração turística’
TAP – ‘Melhor companhia aérea para a Ámérica do Sul e para África’
Revista Up, da TAP – ‘Melhor revista de bordo’
Hotel Olissipo Lapa Palace – ‘Melhor hotel clássico’
Parques de Sintra – ‘Melhor organismo de conservação da natureza’
Dunas Beach Club – ‘Melhor Golf e Villa Resort’

Amazing Evolution – ‘Melhor hotel boutique’ (Executive Digest)

Sem comentários: