terça-feira, dezembro 08, 2020

Portugueses são dos europeus com menos capacidade de pagar contas. Pior só os gregos e os húngaros

 


Os portugueses são dos que têm menos capacidade para pagar contas, quando comparados com outros países europeus. Esta é uma das muitas conclusões do barómetro da Intrum, sobre o bem-estar financeiro dos consumidores, a que a ‘Executive Digest’ teve acesso.

A Intrum, que gere cobranças e recuperação de créditos, realizou um barómetro que visa medir e comparar o bem-estar financeiro dos consumidores de 24 países europeus. Na classificação geral, Portugal ocupa o 19º lugar com 6.09 pontos num total de 10, descendo uma posição face ao ano passado.

Para além do geral, a empresa dividiu o estudo em três categorias: Capacidade de pagar contas; poupar para o futuro e literacia financeira, sendo que apenas nesta última Portugal está nos primeiros lugares da lista, nas duas restantes ocupa as posições finais.

No que diz respeito à capacidade para pagar contas, os portugueses ocupam a 22º posição num ranking de 24 mercados europeus, com uma pontuação de 5,73 pontos em 10 e que contrasta com o primeiro lugar, a Alemanha que conseguiu 7,61 pontos. Ainda assim o nosso país subiu um lugar face ao ano passado. «Os portugueses continuam a fazer muitos esforços» nesta matéria, refere o estudo.

Se falarmos da poupança para o futuro, é possível constatar que também aqui os portugueses «não estão numa posição animadora», ocupando a 19º posição do ranking com 4,20 pontos num total de 10. Nesta categoria, à semelhança da classificação geral, Portugal desceu também uma posição relativamente a 2019. Aqui o primeiro lugar é ocupado pela Suécia (5,91 pontos).

Mas nem tudo são más notícias, por último, na categoria de literacia financeira, Portugal está em oitavo lugar com uma pontuação de 6,91 pontos num total de 10, aqui uma subida significativa face a 2019, ano em que o país ocupava o 14º lugar. Neste indicador é a Finlândia quem vence com 7,48 pontos.

«Literacia financeira, um dos três pilares do Barómetro de Bem Estar Financeiro é um dos temas que tem vindo a preocupar os portugueses e onde consideram ser necessário melhorar os seus conhecimentos. Houve uma evolução positiva de Portugal em relação à edição do ano passado», pode ler-se no relatório.

Confira os rankings completos (Executive Digest, texto da jornalista Simone Silva)

Sem comentários: