terça-feira, dezembro 15, 2020

Pela saúde dos mais vulneráveis. Metade dos portugueses abdica de passar o Natal com a família, aponta estudo

 


Cerca de metade das famílias portuguesas admite abdicar de passar o Natal em família, em virtude da crise de Saúde Pública do novo coronavírus, com receios de que a saúde dos mais vulneráveis seja posta em perigo.

A conclusão é de um estudo da Fixando, realizado no período compreendido entre os dias 26 de novembro e 13 de dezembro e que contou com a participação de mil famílias. A pesquisa revela também que mais de 50% acredita que é «extremamente inseguro reunir com pessoas fora do agregado familiar» nesta altura do ano.

Números que contrastam com o ano passado, altura em que as famílias se reuniam em média com mais oito pessoas fora do agregado familiar e apenas 12% passava o Natal exclusivamente com quem partilhava casa.

O estudo revela ainda que 57% das famílias afirma que o Natal em 2020 será muito diferente do do ano passado, com 67% dos inquiridos a celebrar a quadra em casa, na companhia apenas do seu agregado e apenas 9% deslocar-se-á a casa de outros familiares.

Conclui-se também que 73% das famílias inquiridas, «consideram muito arriscado passar o Natal com amigos e preferem estar sozinhos, com maior estabilidade e segurança, optando, por exemplo, por passeios ao ar livre».

No que diz respeito aos gastos com as prendas de Natal, o mesmo estudo revela que os portugueses vão gastar em média 161 euros, o que representa uma descida face ao ano passado, altura em que o gasto médio foi de 223 euros (Executive Digest, texto da jornalista Simone Silva)

Sem comentários: