segunda-feira, dezembro 28, 2020

Sondagem eleições presidenciais: Marcelo vence, mas há luta pelo segundo lugar

 



Marcelo Rebelo de Sousa seria eleito à primeira volta se as eleições presidenciais se realizassem hoje. Nesta segunda sondagem da Pitagórica para a TVI e jornal Observador, o atual Presidente da República vai à frente, de forma destacada, com 68% das intenções de voto. Em relação à primeira sondagem, Marcelo Rebelo de Sousa regista uma ligeira quebra de 0,9%. Não é, por isso, de estranhar que tenha havido um deslizar de 5 pontos percentuais, de 69% para 64% dos inquiridos que faz uma avaliação positiva do seu trabalho como Presidente da República. Apenas 8% faz uma má avaliação das suas funções como chefe da nação, uma quebra de 1 ponto percentual em relação à anterior sondagem.

Na sondagem, que tem uma margem de erro de 3,99%, Marcelo Rebelo de Sousa venceria as eleições mesmo sem a distribuição pelos candidatos de 16,5% dos atuais indecisos, ao colher 55,3% das intenções de voto. Esta sondagem antecipa 2,1% de votos brancos e nulos. E sobre a existência de uma ou de duas voltas eleitorais, o assunto parece estar totalmente arrumado com 84% dos inquiridos a achar que a estrela em Belém vai continuar a ser Marcelo Rebelo de Sousa a 24 de janeiro e 82% a desejar esse cenário.

Se nesta corrida presidencial parece haver um vencedor indiscutível, já o segundo lugar do pódio está a ser bastante mais disputado. Um dos novos dados a destacar nesta sondagem é a subida do candidato André Ventura, que se aproxima mais de Ana Gomes. O líder do partido Chega está em terceiro lugar com 10,7% dos votos (tinha 9,0% das intenções de voto na anterior sondagem) e a candidata socialista com 10,9% das intenções de voto, segura a segunda posição, apesar de uma ligeira derrapagem, pois estava com 11% dos votos.


Mas apesar da subida de André Ventura, os inquiridos acreditam que o segundo lugar destas eleições pertence a Ana Gomes. À pergunta sobre quem fica na segunda posição nas presidenciais, 53% dos inquiridos acredita que será a socialista Ana Gomes e apenas 18% está convicto de que será André Ventura.

Voltando às intenções de voto nestas presidenciais, a bloquista Marisa Matias aparece na quarta posição do ranking ao convencer apenas 5,1% dos eleitores e não aparenta ser, nesta altura, uma ameaça à disputa por um lugar no pódio. A candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda é quem mais desce nas intenções de voto desta sondagem, já que antes convencia 6,5% dos inquiridos. E sobre um lugar mais alto no quadro, apenas 8% considera que poderá alcançar um segundo lugar nestas eleições.

Numa altura em que ainda falta quase um mês para as eleições marcadas para 24 de janeiro, o comunista João Ferreira surge inabalável com 3,5% das intenções de voto e o candidato liberal Tiago Mayan não vai além de 1% das intenções de voto. Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, não surge muito distante do candidato apoiado pela Iniciativa Liberal, conquistando nesta sondagem da Pitagórica 0,8% das intenções de voto.


E, por onde andam os votos do eleitorado português? A deslocação de votos partidários numas eleições presidenciais em que o vencedor parece já estar mais do que escolhido levanta a questão sobre quem vota em quem.  De acordo com a sondagem da Pitagórica para a TVI e jornal Observador, é nos eleitores do PS nas Legislativas de 2019 que Marcelo vai buscar 71% dos votos, mais do que ao próprio PSD, onde conquista 66% dos inquiridos. De referir ainda que recandidato Marcelo Rebelo de Sousa convence apenas 52% dos votantes no CDS-PP, partido que lhe prestou apoio público depois de um aceso debate interno na comissão politica liderada por Francisco Rodrigues dos Santos. Aliás, segundo esta sondagem, 29% dos inquiridos centristas prefere votar em André Ventura.

O que acham os portugueses da atuação de Marcelo Rebelo de Sousa relativamente à atuação do Governo? Apesar de manifestarem intenção de voto no atual presidente, 66% dos inquiridos considera que Marcelo Rebelo de Sousa devia exigir mais do Governo de António Costa. Nesta sondagem, os 42% dos inquiridos diz confiar mais no presidente da República do que no primeiro-ministro, mas 44% admite confiar em ambos de igual forma.

Se tivermos por base as transferências de votos nas eleições Legislativas de 2019, Ana Gomes recebe nestas eleições presidenciais apenas 5,4% dos votantes no PS que elegeu António Costa como primeiro-ministro, mas Marcelo Rebelo de Sousa recebe uma transferência de votos de 27%. Neste capítulo das viagens de boletins de voto, de registar também que 3,5% dos votantes em André Ventura nestas presidenciais votaram em Rui Rio nas últimas Legislativas.


Quando temos em conta a notoriedade dos candidatos nestas eleições presidenciais, Marcelo Rebelo de Sousa é o campeão absoluto, ao alcançar 100%, seguido de André Ventura, que obteve 95,1% de notoriedade. Marisa Matias surge em terceiro lugar, à frente de Ana Gomes. De sublinhar que o candidato Vitorino Silva surge com mais notoriedade do que o comunista João Ferreira, mas quando olhamos para a tabela de rejeição dos candidatos, é o Tino de Rans quem a lidera, seguindo-se o candidato Orlando Cruz, que já desistiu e, desta forma, já não conta nesta corrida a Belém. Na tabela das rejeições, a bloquista Marisa Matias regista um aumento e agora tem 50% do eleitorado a rejeitá-la. Nesta tabela negra, apenas Marcelo Rebelo de Sousa e Ana Gomes ficam abaixo dos 50%, ou seja, passaram no teste com nota positiva.

FICHA TÉCNICA

O trabalho de campo decorreu entre os dias 10-13 e 17-20 Dezembro 20202. Foi recolhida uma amostra total de 629 entrevistas que para um grau de confiança de 95,5% corresponde a uma margem de erro máxima de ±4,0%.A seleção dos entrevistados foi realizada através de geração aleatória de números de "telemóvel" mantendo a proporção dos 3 principais operadores identificados pelo relatório da ANACOM, sempre que necessário são selecionados aleatoriamente números fixos para apoiar o cumprimento do plano amostral. As entrevistas são recolhidas através de entrevista telefónica (CATI –Computer Assisted Telephone Interviewing).

O estudo tem como objetivo avaliar a opinião dos eleitores Portugueses, sobre temas relacionados com as eleições , nomeadamente os principais protagonistas, os momentos da campanha bem como a intenção de voto nos vários partidos.

A taxa de resposta foi de 55,03% . A direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva.

A taxa de abstenção na sondagem é de 56,6%a que correspondem os entrevistados que aquando do momento inicial se recusaram a responder à entrevista por não pretenderem votar nesta eleição.

A Ficha técnica completa bem como todos os resultados foram disponibilizados junto da Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizara oportunamente para consulta online (TVI24, texto da jornalista  Paula Oliveira)

Sem comentários: