terça-feira, dezembro 15, 2020

PIB per capita de Portugal atrás dos países de Leste. É 79,2% da média da União Europeia

 


Entre os 19 países da Zona Euro, Portugal situava-se, no ano passado, na 16ª posição, no indicador que mede o Produto Interno Bruto per capita. O Produto Interno Bruto (PIB) per capita de Portugal, expresso em Paridades de Poder de Compra, situou-se em 79,2% da média da União Europeia (UE), valor superior em 0,9 pontos percentuais ao observado em 2018, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Entre os 19 países da Zona Euro, Portugal situou-se, no ano passado, na 16ª posição, abaixo da Estónia (83,8), da Lituânia (83,5) e à frente da Eslováquia (68,2), Letónia (69,1) e Grécia (66,5), adianta o INE. Este indicador é composto com base nos preços de um cabaz comum de bens e serviços de 37 países europeus, calculado pelo Eurostat.

Olhando para todos os países incluídos nesta análise, é o Luxemburgo (260,1) que fica no topo da lista, mais de duas vezes e meia acima da média da UE27. É ainda cerca de cinco vezes maior que o da Bulgária (53,0), que é o Estado-membro da UE com o valor mais baixo. Já o país europeu com o menor índice é a Albânia (30,7).

Já a Despesa de Consumo Individual per capita em Portugal, que melhor reflete o bem-estar das famílias, fixou-se em 86,2% da média da União Europeia em 2019, mais 1,1 pontos percentuais do que no ano anterior. Há 18 Estados-membros da UE que ficaram abaixo da média comunitária, enquanto nove ficaram acima, como é o caso da Alemanha, que se situa 22% acima da média.

Neste indicador, que inclui, para além das despesas das famílias, as transferências sociais em espécie das Administrações Públicas para as famílias, como comparticipações públicas no preço de medicamentos e outros produtos farmacêuticos, Portugal fica mais acima na tabela, situando-se na 13ª posição entre os países da Zona Euro (ECO digital, texto da jornalista Mariana Espírito Santo)

Sem comentários: