domingo, dezembro 13, 2020

Covid-19: Levantar restrições antes do Natal vai aumentar hospitalizações em janeiro, alerta ECDC

 

O levantamento das restrições implementadas nos meses de outubro e novembro vai aumentar as hospitalizações por covid-19 na primeira semana de janeiro, segundo alerta o mais recente relatório do Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, na sigla em inglês).

Embora o número de infeções nos países europeus tenha diminuído nos últimos 14 dias, a transmissão do novo coronavírus ainda é alta, comparada com as taxas de contágios registadas no verão.

“Na situação epidemiológica atual da Europa, quanto mais cedo as medidas forem suspensas, maior e mais rápido poderá ser o aumento de infeções, hospitalizações e óbitos, o que também aumentará ainda mais a pressão sobre os serviços de saúde”, afirma o ECDC no referido documento.

Neste sentido, a entidade alerta que qualquer readaptação das medidas contra a covid-19 deve ser feita de “forma específica, proporcionada e coordenada”, de acordo com a situação epidemiológica do país e a vulnerabilidade da população.

O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças destaca ainda a importância de serem comunicadas corretamente as medidas às pessoas durante o período festivo, para tentar reduzir ao máximo o contágio.

O ECDC recomenda também que sejam criadas “bolhas” no Natal e que as pessoas se autoisolem antes de se encontrarem com amigos e família durante o período de festas (Executive Digest, texto da jornalista  Mara Tribuna)

Sem comentários: