domingo, dezembro 20, 2020

Nova variante do coronavírus está “fora de controlo”, alerta o secretário de Estado da Saúde britânico

 


O secretário de Estado da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, sugeriu que algumas regiões de Inglaterra poderão ficar sob elevadas restrições até ao lançamento de uma vacina. O secretário de Estado da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, alertou que a nova variante do coronavírus está “fora de controlo” e sugeriu que algumas regiões de Inglaterra poderão ficar sob elevadas restrições até à vacinação.

Mais de 16 milhões de britânicos estão obrigados a ficar em casa depois de o primeiro-ministro Boris Johnson ter anunciado este sábado um confinamento obrigatório em Londres e no sudeste do Reino Unido, impondo medidas mas restritivas para o período de Natal, numa tentativa de controlar o crescimento da nova variante do vírus.

“Os casos dispararam, então temos um longo caminho a percorrer”, referiu Hancock este domingo em entrevista à Sky, citado pela agência Bloomberg (acesso condicionado/conteúdo em inglês). “Acho que será muito difícil manter a situação sob controlo até que a vacina seja lançada“, acrescentou o ministro.


Hancock referiu que os habitantes que vivem nas regiões de nível de gravidade 4 devem adotar comportamentos bastante rígidos. “Devem comportar-se como se tivessem o vírus”, referiu. As autoridades britânicas já alertaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a descoberta da nova variante do SARS-CoV-2, que é mais facilmente transmissível embora não haja provas de que seja mais letal ou que possa ter impacto na eficácia das vacinas (Eco digital)

***

Países Baixos suspendem voos oriundos do Reino Unido até 1 de janeiro

O Ministério da Saúde holandês “recomenda que qualquer introdução desta variante do vírus proveniente do Reino Unido seja limitada tanto quanto possível". O Governo dos Países Baixos suspendeu este domingo todos os voos de passageiros oriundos do Reino Unido até 01 de janeiro, após ter sido detetada a nova variante do coronavírus que provoca a covid-19 originalmente identificada em solo britânico. Em comunicado, o Ministério da Saúde holandês “recomenda que qualquer introdução desta variante do vírus proveniente do Reino Unido seja limitada tanto quanto possível, limitando e/ou controlando o movimento de passageiros do Reino Unido”. As autoridades britânicas já alertaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a descoberta da nova variante do SARS-CoV-2, que é mais facilmente transmissível embora não haja provas de que seja mais letal ou que possa ter impacto na eficácia das vacinas desenvolvidas.

O Reino Unido está na lista dos dez países mais afetados pela pandemia, ao somar mais de dois milhões de casos de infeção e 67.075 mortes. A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.675.362 mortos resultantes de mais de 75,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP (ECO digital)

Sem comentários: