terça-feira, dezembro 29, 2020

Covid-19: Governo confirma casos da nova variante na Madeira

 

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, confirmou à ‘Renascença’ que existem atualmente quatro casos da nova variante da Covid-19 na ilha da Madeira (Nota: Miguel Albuquerque já revelou que terão sido 18 casos e não apenas os 4 inicialmente confirmados), todos eles originários do Reino Unido. Para já, o Continente não regista qualquer caso. «Creio que eram quatro casos comunicados pelas autoridades regionais da Madeira. E esta nova estirpe terá vindo do Reino Unido», disse o responsável em entrevista à mesma estação de rádio, onde falou também sobre o processo de vacinação que já começou ontem em Portugal. Diogo Serras Lopes adiantou que o nosso país conta já com as mais de 70 mil doses previstas para ser entregues esta segunda-feira, por parte da Pfizer, das quais 9.750 serão destinadas à Região Autónoma da Madeira e outro lote de igual número à Região Autónoma dos Açores. «Não sabemos se hoje, mas no máximo manhã», garantiu.

Também amanhã deve arrancar a vacinação a nos cuidados primários, segundo o responsável, ainda que com poucas vacinas, para já. «Entre os dias 29, 30 e 31 serão dadas cerca de 20 mil doses, um número superior ao que existiu nos primeiros cinco centros hospitalares», disse à ‘Renascença’.

Segundo o secretário de estado, os dados disponíveis até às 21h do passado domingo, mostram que já tinham sido vacinados 4.5634 profissionais de saúde nos cinco centros hospitalares portugueses de Lisboa, Coimbra e Porto, onde arrancou o processo (Executive Digest)

Sem comentários: