domingo, abril 27, 2025

Sondagem: AD e IL em vantagem, PS recupera, BE e Livre deslizam. Há menos indecisos

A sondagem da Pitagórica para TSF-JN-TVI-CNN Portugal mostra uma descida no número de indecisos e uma ligeira vantagem da coligação PSD-CDS a menos de um mês das eleições legislativas antecipadas.Os liberais são quem mais sobe. Já em pleno clima de pré-campanha, há menos indecisos e as duas maiores forças políticas reforçam as intenções de voto em relação ao mês passado, com vantagem para a AD-Coligação PSD-CDS que regista 34,8% enquanto o PS está com 28,1%. Nos dois casos é um aumento de décimas. Mantém-se uma diferença de cerca de 7 pp entre AD e PS. 

Em terceiro, o Chega também sobe umas décimas para os 15,2%, e é o partido com o menor número de indecisos. Mas o destaque desta sondagem em termos de crescimento vai para a Iniciativa Liberal, em quarto, com a subida de 1,4 pontos percentuais (pp) para os 7,4%, dando força à ambição dos liberais de poderem eventualmente ser essenciais para uma solução governativa com a AD. Em quinto o Livre perde gás em relação ao mês passado, está com 4,4% de intenções de voto descendo cerca de 1pp. À esquerda, só a CDU escapa ao deslize, numa sondagem com trabalho de campo realizado já depois dos debates televisivos onde foi sublinhada a evolução do secretário-geral do PCP Paulo Raimundo. A CDU tem 4,1% de intenções de voto acima do resultado do ano passado.

Pelo contrário, Bloco de Esquerda desce, em relação ao mês passado, para 1,9% e regista um dos eleitorados mais indecisos desta sondagem. Finalmente o PAN mantém-se na zona de risco para a eleição de Inês Sousa Real com 0,6% de intenções de voto. Esta sondagem mostra que caiu o número de indecisos: eram 18,6% no mês passado, são agora 15,4%. A AD leva vantagem em todos os segmentos exceto juntos dos mais jovens, dos mais velhos e classe mais desfavorecida e na região de Lisboa, onde o PS lidera.

Ficha técnica

Sondagem realizada pela Pitagórica para a TVI, CNN Portugal, TSF, JN e O Jogo, com o objetivo de avaliar a opinião dos Portugueses sobre temas relacionados com a atualidade do país. O trabalho de campo decorreu entre os dias 14 e 21 de abril de 2025. A amostra foi recolhida de forma aleatória junto de eleitores Portugueses recenseados e foi devidamente estratificada por género, idade e região. Foram realizadas 1751 tentativas de contacto, para alcançarmos 1000 entrevistas efetivas, pelo que a taxa de resposta foi de 57,11%. As 1.000 entrevistas telefónicas recolhidas correspondem a uma margem de erro máxima de +/- 3,16% para um nível de confiança de 95,5%. A direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva. A ficha técnica completa, bem como todos os resultados, foram depositados junto da ERC - Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará para consulta online (TSF, texto da jornalista Judith Menezes e Sousa)

Sem comentários: