sábado, junho 11, 2022

Ucrânia: Unidade de elite de Putin terá sido “absolutamente aniquilada” em poucos dias de guerra


O destacamento militar aerotransportado russo, com centenas de operacionais, foi enviado, em março, para conquistar o controlo sobre a cidade ucraniana de Hostomel, nos arredores de Kiev. De acordo ‘The Moscow Times”, os soldados embarcaram em helicópteros na fronteira entre a Rússia e a Bielorrússia, supostamente para participar em treinos miliares conjuntos na região ocidente da Bielorrússia. Uma vez no ar, a unidade percebeu que, afinal, estava a ser transportada para o conflito na Ucrânia. Os militares de elite da 31.ª Brigada de Assalto Aéreo foram os primeiros a entrar nos combates na Ucrânia, tocando solo do país vizinho logo na manhã de dia 24 de fevereiro. Tinham como objetivo capturar o aeroporto de Hostomel, mas a resistência ucraniana impediu que tal acontecesse. Se a Rússia tivesse sido bem-sucedida nesse plano, poderia ter usado o aeroporto para fazer chegar mais tropas e equipamentos militares com maior facilidade e prontidão.

Nos combates pelo controlo de Hostomel, a 31.ª Brigada sofreu muitas baixas, enquanto Moscovo enviava tropas para a região a norte de Kiev. Dados da ‘Mediazona’ apontam que só entre 25 de fevereiro e 7 de março morreram 34 militares da unidade paraquedista.

Entre as baixas sofridas estarão alegadamente oficiais seniores, como o coronel Sergei Karasev e o major Alexei Osokin. Avança o ‘ABC Internacional’ que o analista militar Nick Reynolds, do Royal United Services Institute, afirmou que, a certa altura dos conflitos na Ucrânia, “as forças militares de elite da Rússia foram absolutamente aniquiladas” pela resistência ucraniana, levando as tropas russas a divergir para a região oriental do Donbass. Depois disso, a unidade terá ido para os arredores de Izium, ainda no leste da Ucrânia.

A frustração do avanço dessa unidade terá inviabilizado a estratégia da Rússia para conquistar a capital da Ucrânia e as áreas circundantes, deitando por terra quaisquer ambições para uma rápida vitória da Rússia. Além disso, a derrota da força de elite russa constituiu uma vitória moral para a Ucrânia e um duro golpe para a imagem da Rússia como uma grande potência militar, aponta o mesmo órgão de comunicação social. O ‘The Moscow Times’ revela que o que resta da 31.ª Brigada estará, desde o final de maio, a apoiar os militares russos no terreno na ofensiva nos arredores de Severodonetsk, embora não se saiba ao certo quantos militares da unidade paraquedista de elite russa estarão ainda vivos (Multinews, texto do jornalista Filipe Pimentel Rações)

Sem comentários: