segunda-feira, junho 20, 2022

Papa prestes a renunciar? Rumores aumentam após adiamento de viagem a África e anúncio de reunião extraordinária com cardeais


O papa Francisco alimentou especulações de que poderia renunciar ao cargo depois de adiar uma viagem à África e anunciar uma reunião extraordinária de cardeais, avança o ‘Daily Mail’. Paralisado pela dor no joelho e obrigado a usar uma cadeira de rodas nas últimas semanas, o pontífice de 85 anos adiou uma viagem de julho à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul. A par disso, também anunciou uma decisão incomum de realizar um consistório para nomear novos cardeais durante um mês de férias no Vaticano e organizou reuniões para garantir que as suas reformas se mantêm intactas.

O consistório extraordinário, adianta o jornal, será realizado a 27 de agosto, um lento mês de verão na sede católica, para criar 21 novos cardeais – 16 dos quais terão menos de 80 anos, portanto, elegíveis para eleger seu sucessor em um futuro conclave. Desde que se tornou papa em 2013, o pontífice argentino criou 83 cardeais, num movimento para moldar o futuro da Igreja Católica, em parte para combater a influência historicamente dominante da Europa e refletir sobre os seus valores.

As medidas provocaram intensa especulação sobre os seus planos para o futuro, incluindo os mais radicais – de que planeava deixar o cargo. A renúncia de um papa já foi quase impensável até Bento XVI ter renunciado ao seu em 2013, citando a sua saúde física e mental em declínio. Em 2014, um ano depois de ser eleito para substituir Bento XVI, o próprio Francisco disse a jornalistas que, se a sua saúde impedisse o desempenho das funções como papa, consideraria renunciar também. Mais recentemente, em maio, conforme relatado por vários meios de comunicação italianos, Francisco brincou sobre o seu joelho durante uma reunião a portas fechadas com os bispos: “Em vez de operar, vou renunciar”.

Mas os membros do Vaticano ainda não acreditam que Francisco esteja prestes a entregar as chaves papais. “Na comitiva do papa, a maioria das pessoas realmente não acredita na possibilidade de uma renúncia”, disse uma fonte à AFP. Rumores dentro da insular Cúria Romana – o poderoso corpo governante da Igreja Católica – não são novidade, e muitas vezes são alimentados por pessoas interessadas, disse o especialista italiano Marco Politi. “Esses rumores são encorajados pelos oponentes do papa que estão só ansiosos para ver Francisco partir”, acrescentou (Multinews, texto da jornalista  Simone Silva)

Sem comentários: