quarta-feira, junho 22, 2022

Aviação: convocações de greve no sector aéreo agitam céus da Europa


Às portas da temporada de verão, o céu europeu está nublado com a multiplicação de greves de funcionários de várias empresas exigindo melhores condições de trabalho enquanto se regista um regresso acelerado do tráfego aéreo após a pandemia. O descontentamento na Ryanair espalhou-se como fogo. Dentro de semanas, sindicatos de cinco países pediram aos funcionários da companhia que aderissem à greve no próximo fim de semana. Em Portugal, Espanha, França, Bélgica e Itália, os assistentes de bordo exigem respeito pelo direito laboral e um aumento salarial à empresa irlandesa, que deverá registar este verão uma atividade superior à de 2019. Em França, "a companhia não respeita os tempos de descanso, conforme previsto no código da aviação civil", disse o representante do Sindicato Nacional do Pessoal da Navegação Comercial (SNPNC) Damien Mourgues. A organização também pede uma reavaliação salarial para os trabalhadores que recebem o salário mínimo interprofissional. Nos dias 12 e 13 de junho, uma greve já provocou o cancelamento de um quarto dos voos da Ryanair em França, ou seja, cerca de quarenta voos.

Em Espanha, os sindicatos USO e SITCPLA convocam os assistentes de bordo da empresa irlandesa à greve nos dias 24, 25, 26 e 30 de junho, bem como nos dias 1 e 2 de julho. A indignação também atingiu outra empresa de baixo custo, a britânica EasyJet. O sindicato USO planeia nove dias de greve em julho nos aeroportos de Barcelona, Málaga e Mallorca. Segundo esta organização, "os comissários de bordo da EasyJet em Espanha ganham atualmente um salário base de 950 euros" por mês, ou seja, o "menor salário" de "todas as bases da Europa".

"Estas greves de sindicatos minoritários não são apoiadas pelas nossas equipas. Ninguém participou na greve italiana de 8 de junho", afirmou a direção da Ryanair. "Estamos a negociar há alguns meses uma melhoria dos acordos coletivos, que dizem respeito a 90% dos trabalhadores na Europa e estas negociações estão no bom caminho", acrescentou a empresa.

TODO O VERÃO

Em Portugal, os funcionários da Ryanair também estão a ser chamados à mobilização de 24 a 26 de junho para protestar contra a degradação das condições de trabalho. E também na Bélgica haverá manifestações. Há uma semana, Michael O'Leary, CEO da empresa, minimizou os movimentos sociais. "Garantimos 2.500 voos por dia. A maioria desses voos continuarão garantidos, mesmo que um sindicato 'Mickey' entre em greve", disse o CEO durante uma conferência de imprensa em Bruxelas.

No domingo, os pilotos da Ryanair decidiram juntar-se aos assistentes de bordo e pediram uma paralisação a partir de sexta-feira. Os funcionários da companhia nacional Brussels Airlines, subsidiária da Lufthansa, farão greve a partir de quinta-feira durante três dias.

As companhias aéreas de baixo custo, especialmente a Ryanair, tiveram um aumento dramático na atividade desde a suspensão das restrições anticovid. Com a rápida retomada do tráfego, muitas companhias aéreas tiveram que cancelar voos por falta de pessoal, como a EasyJet.

Nos aeroportos, a falta de pessoal também causou inúmeros cancelamentos e filas intermináveis de passageiros. Na segunda-feira, todos os voos que iriam sair de Bruxelas-Zaventem foram cancelados após uma greve dos agentes de segurança. E em França, em Paris-Charles de Gaulle, um dos aeroportos mais importantes da Europa, os trabalhadores estão a ser convocados para uma greve a partir de dia 01 de julho.

A Federação Europeia dos Trabalhadores dos Transportes (ETF) alertou numa carta aberta na segunda-feira que "o caos que o setor aéreo enfrentará só irá piorar durante o verão, enquanto os trabalhadores estão sobrecarregados". Os movimentos grevistas do setor multiplicam-se por toda a Europa e a ETF "incentiva a continuar a luta durante todo o verão", assegurou Livia Spera, secretária-geral da federação (Sapo, texto da jornalista Susana Sousa Ribeiro)

Sem comentários: