sexta-feira, junho 24, 2022

Sondagem JN/DN/TSF: Mais de dois terços dos portugueses começaram a cortar na alimentação devido a aumento do custo de vida


Perto de 70% dos portugueses alteraram os seus hábitos de consumo de produtos alimentares devido ao aumento do custo de vida (sentido por 97% dos cidadãos nacionais). Segundo uma sondagem da Aximage para o “Jornal de Notícias”, o “Diário de Notícias” e a "TSF", 40% dos inquiridos que alteraram os hábitos de consumo passaram a olhar para o preço, 34% reduziram o consumo e 25% deixaram de consumir. Quanto ao aumento do preço dos combustíveis, 60% dos inquiridos dizem ter alterado hábitos do dia-a-dia: 58% deixaram de passear/passeiam menos de carro ao fim de semana, 23% passaram a andar mais a pé e 13% optaram por utilizar transportes públicos. Um quarto dos inquiridos diz não ter feito alterações no quotidiano e 15% não utilizam combustíveis/não têm carro.

Para além do aumento do custo de vida, a sondagem tentou avaliar a popularidade do Governo: 46% consideram que a resposta do Executivo à crise é “má” e 14% que é “boa”. A maioria dos portugueses acredita que são necessárias novas medidas para atenuar os efeitos da crise: 67% acham que se devia limitar o aumento dos preços de produtos essenciais e o aumento dos preços da energia; 60% julgam que os impostos deviam baixar e 44% consideram que deveriam ser prestados apoios sociais às famílias mais desfavorecidas. A sondagem da Aximage recolheu 804 entrevistas entre os dias 14 e 19 de junho de 2022. A margem de erro é de 3,46% (Expresso)

Sem comentários: