domingo, junho 26, 2022

Sondagem: Maioria de quem faz férias fica no país e contém gastos

 

Portugal é destino para 79% dos inquiridos. Situação de crise força a poupança: 76% tencionam gastar o mesmo ou menos dinheiro do que no último período de descanso. Mais de metade dos portugueses tenciona fazer férias neste ano, mas a esmagadora maioria não vai sair do país e 76% vão conter os gastos, a avaliar pelos dados de uma sondagem sobre férias realizada pela Aximage para o JN, o DN e a TSF. Segundo os resultados de 804 entrevistas, cujo trabalho de campo decorreu entre 14 e 19 deste mês [ver ficha técnica], 56% dos inquiridos tencionam fazer férias, o que representa uma subida de oito pontos percentuais (pp) em relação ao estudo de março do ano passado, quando só 48% previam fazê-lo. Observando-se os dados segundo a região de residência, verifica-se que os moradores nas áreas metropolitanas do Porto e Lisboa são os que mais pretendem fazer férias, com 60% e 58% dos inquiridos, respetivamente.

Cortar ou manter gastos

A pretensão é mais vincada entre os jovens adultos e até à meia-idade, com 63% dos inquiridos entre os 18 e os 34 anos e 62% entre os 35 e os 49 anos, tal como nas classes mais favorecidas (A/B), com 74 %. Questionados quanto aos gastos que admitem fazer em comparação com as últimas férias, apenas 21% pensam despender mais dinheiro, porque 44% pretendem ter uma despesa idêntica e 32% procurarão cortar nos encargos. Os 76% de inquiridos mais contidos distribuem-se de forma semelhante nos diferentes grupos etários e distinguem-se de forma mais visível nas classes sociais: dos mais favorecidos, 48% pensam gastar o mesmo dinheiro; dos que possuem menos recursos (classe D), 35% pretendem despender menos.

Os efeitos da crise

À pergunta "A crise que vivemos é fator de peso na sua decisão sobre o valor a gastar nas férias?", a resposta dos inquiridos que tencionam fazer férias é esmagadora: 82% dizem "Sim". Os residentes na Região Centro (89%) e na Área Metropolitana do Porto (88%) são os que mais apontam o peso da crise, justificação praticamente transversal aos diversos grupos etários: 86% dos respondentes que vão fazer férias com idades entre os 35 e os 49 anos, 85% na faixa dos 50 aos 64 anos e 84% entre os adultos jovens (18-34 anos). O poder económico dos 56% de inquiridos que deverão fazer férias reflete-se nas respostas quanto ao peso da crise entre os fatores que determinaram a sua opção: 88% dos que pertencem à classe D afirmam ser essa razão para a sua decisão sobre gastos, justificação apontada por 79% dos entrevistados das classes A/B. Onde passar as férias? A esmagadora maioria continua a optar por Portugal: 79% dos que pretendem fazê-las, embora menos 11 pp do que no inquérito de março do ano passado, então marcado pela pandemia de covid-19.

Itália é a preferida

A preferência pelas férias em Portugal é nitidamente maioritária para os mais velhos (80% no grupo etário dos 50 aos 64 anos e 91% para os maiores de 65) e para as classes sociais intermédias, com 84% para a classe C1 e 81% para a C2. Em relação aos 21% dos que vão fazer férias e tencionam fazê-lo no estrangeiro, Itália lidera na lista de países, com 15% das preferências, independentemente das possibilidades financeiras ou da disponibilidade de tempo. Segue-se Espanha (11%) e Brasil (8%). Outros países na Europa reúnem 14% dos gostos.

Quando estar com a família em qualquer lugar é um sonho

A noção de "férias de sonho" é um conceito, ou um anseio, que parece dividir os portugueses, tendo em conta a forma como os inquiridos na sondagem da Aximage para o JN, o DN e a TSF a referem: 25% do total dos entrevistados consideram que seria "viajar pelo Mundo", numa percentagem exatamente igual à daqueles que as definem como "estar com a família em qualquer lugar". Talvez as idades e as classes sociais ajudem a explicar. "Viajar pelo Mundo" é a preferência antes dos 50 anos: 31% do grupo dos 18 aos 34 anos e para 28% da faixa 35-49 anos, assim como para as classes A/B (37%) e C1 (28%). Já almejar estar com a família seja onde for é um anseio dos mais velhos (30% no grupo 50-64 anos e 32% nos inquiridos com mais de 65). Para 23%, o desejo é estar "numa praia paradisíaca" e 18% respondem "a viajar pela Europa". E há uma minoria (5%) que se satisfaz com ficar "em casa a descansar". A idade avançada e os baixos recursos podem ajudar a explicar a preferência, que lidera nos maiores de 65 anos (11%) e na classe D (16%).

Outros dados

Casa alugada

Dos inquiridos que vão fazer férias no país, 31% deverão alugar casa e 19% optam por hotéis. Uma percentagem muito próxima (18%) utilizará casas de amigos ou familiares, 12% vão permanecer em casa e 10% praticam campismo e caravanismo.

Praias do Algarve

Um grupo muito expressivo (48%) prefere as praias algarvias, com 7% a apontar Albufeira, outros tantos a praia da Rocha, 4% Monte Gordo e 30% indicam outras na região. É a escolha essencialmente das classes A/B e C1 e C2 e pelos inquiridos dos 35 aos 64 anos. A Costa de Prata reúne 10% das opiniões, seguindo-se o Norte (8%).

Cidades do Norte

O Porto é a cidade que 15% dos inquiridos mais gostariam de conhecer ou revisitar, seguida de outras cidades do Norte, com 10%, além de Braga (6%), Bragança (3%) e Guimarães (3%), também na região. Lisboa é preferida de 10% e as do Algarve por 11%.

Paisagem natural

A paisagem natural é do que mais gostam de conhecer 37% dos inquiridos, seguida da gastronomia (19%), usos e costumes (15%). As igrejas e monumentos motivam 11% e apenas 2% procuram museus e cultura e 8% preferem as praias (Jornal de Notícias, texto do jornalista Alfredo Maia)

Sem comentários: