terça-feira, junho 28, 2022

Nota: uma recomendação à Secretaria Regional do Turismo


Será que a Secretaria Regional do Turismo, passada a pandemia, e sendo mais do que evidente uma mudança na realidade turística na Madeira, a começar pelo perfil do turista que nos visita, pela existência de 2 grandes operadoras aéreas low-cost (Easyjet e Ryanair),  uma nova política de preços (e de rentabilidade) dos hotéis, o perfil da estadia e dos gastos dos turistas, a alegada massificação do destino madeirense, etc, não poderia voltar a divulgar com regularidade algum destes estudos para termos a real noção do que se passa no sector?

Uma leitura do site da SRT permite identificar esses estudos e o ano de realização/divulgação dos mesmos (no caso concrteto temos que ter em consideração que o período de pandemia foi altamente madrasto para o turismo e que 2021 mas sobretudo 2022 serão os anos da recuperação com os agentes do sector a se vangloriarem que, apesar de tudo, já em 2022 estão a registar níveis iguais ou melhores aos registados antes da pandemia):

  • Resultados-inqueritos-de-satisfacao-Festas-de-Natal-e-Fim-Ano-2020
  • Resultados-inqueritos-de-satisfacao-Festa-do-Vinho-2020
  • Resultados-inqueritos-de-satisfacao-Festa-da-Flor-2020
  • Inquéritos Satisfação Eventos SRTC 2019
  • Apresentação Inquéritos de Satisfação de 2018
  • Estudo Satisfação do Turista 2018
  • O Turista do Reino Unido - 2018
  • O Turista Alemão - 2018
  • O Turista Francês - 2018
  • O Turista Dinamarquês - 2018
  • O Turista Sueco - 2018
  • Monitorizacao-Obj-Estrategicos -Estrategia do Setor do Turismo - 2017-2021
  • Inquérito ao Turismo Internacional na RAM 2016
  • Documento Estratégico do Turismo na Madeira 2017-2021
  • Gastos Turísticos Internacionais na RAM 2013
  • Estudo do Gasto Turístico 2010
  • System of Measures for Excellence in Destinations - 2009
  • Estrategia-Turismo - Madeira - 2022-2027
  • A Madeira vista do Continente 2006
  • Documento-Estrategico-do-Turismo-na-Madeira 2017-2021
  • Estudo da Imagem da Madeira 2005
  • Estudo sobre o Gasto Turístico na Madeira - Dezembro 2003/Janeiro 2004
  • Estudo do Perfil do Turista - Abril 2001 - Março 2002

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Ainda há dias, num debate na TSF, ouvi, e registei, o que foi dito sobre este tema, que teve como frase-destaque o facto da "Madeira estar a crescer depressa demais":

- O economista André Barreto coloca ainda diversas questões. “A pressão dos recursos humanos também é um problema bom? Quando percebemos as consequências que já está a ter na qualidade do serviço que se presta e que vai diminuir?”, indagou André Barreto, sublinhando que “a Madeira está a crescer depressa demais”;

- O economista Paulo Pereira corroborou da visão partilhada pelo colega e relembrou que “o crescimento que estamos a ter é oportunístico por toda a situação que se tem gerado internacionalmente”, embora reconheça “algum mérito” histórico pelo facto de a Madeira “conseguir ser um polo atractivo nestes momentos”. Fase de muita afluência que é gerada pelo “efeito de pós-restrições” e “questões de guerra”;

- Cristina Pedra referiu que 2022 será um ano para bater recordes” porque “há mais oferta de transporte aéreo, há mais companhias, há mais ligações directas, há maior número voos e os aviões têm ocupação superior a 90%, portanto, há de facto uma quantidade considerável para a nossa realidade geográfica”.

Uma coisa são as papaias de políticos, a manipulação de estatísticas, em função de interesses naquele momento, mas que depois - quando são divulgadas - não confirmam totalmente a lógica do que foi dito, outra coisa é a realidade sentida por quem trabalha no sector e percebe que tipo de despesas são feitas, quais os orçamentos dos visitantes, o que procuram, que estadia privilegiam, etc (LFM)

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