terça-feira, junho 21, 2022

Putin cita Mark Twain para abordar problemas de saúde: “rumores sobre a minha morte foram muito exagerados”


No Fórum Económico Mundial, que aconteceu no final da semana passada em São Petersburgo, o Presidente russo recorreu a uma citação do escritor norte-americano para dizer que estava bem de saúde, embora tenha falhado na tradução. “Como Mark Twain disse: ‘Os rumores sobre a minha morte foram muito exagerados’”, disse Vladimir Putin. Contudo, de acordo com o biógrafo do escritor norte-americano, a citação correta seria “A notícia da minha morte tem sido bastante exagerada”, conta a ‘Fortune’. Têm sido várias as notícias que ao longo dos anos dão conta da deterioração da saúde do Presidente russo, tendo em maio um oficial militar da Rússia dito mesmo que Putin estaria “muito doente” devido a doença oncológica. O Kremlin nunca confirmou qualquer doença.

Por outro lado, também o general ucraniano Kyrylo Budanov, citado pela ‘Sky News’, tinha apontado que Putin estaria tão doente que teria de ser encontrado um sucessor para ocupar o lugar que seria eventualmente deixado vago pela saída do atual líder, um processo que estaria já em curso.

De acordo com o ‘Sunday Times’, Putin padecerá de uma doença sanguínea, como leucemia, e um vídeo divulgado recentemente mostra o Presidente russo a tremer num encontro com o contraparte bielorusso Aleksander Lukashenko, com o ‘The Independent’ a noticiar que isso poderia apontar para doença de Parkinson. No final de maio, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, afirmou que “não penso que pessoas sãs possam ver qualquer sinal de sistema de doença neste homem [Putin]”, apontou a ‘Grid’, juntando-se ao coro de vozes oficiais que têm sistematicamente negado quaisquer rumores de que o Chefe de Estado estará doente.

No entanto, o Kremlin e o próprio Putin afastam quaisquer rumores que apontem para que o líder russo tenha uma saúde fragilizada. Num contexto de guerra, a confirmação de que Putin estaria doente teria certamente fortes repercussões políticas e poderia esmorecer a capacidade de liderança do esforço de guerra, e certamente levantaria dúvidas quanto à força do Kremlin para comandar a oposição à ordem internacional liberal (Multinews, texto do jornalista Filipe Pimentel Rações)

Sem comentários: