sábado, março 28, 2020

Centeno a caminho do Banco de Portugal? Portugueses consideram que «não deve ir»

Praticamente metade dos portugueses considera que Mário Centeno não deve transitar do Governo para o Banco de Portugal (BdP), segundo uma sondagem da Intercampus para o “Jornal de Negócios” e “Correio da Manhã/CMTV”. De acordo com a consulta popular, 46,3% dos entrevistados consideram que o ministro das Finanças «não deve» ir para o banco central. Já 31,4% dos inquiridos acham que o governante «deve ir» para o BdP, num contexto de crise económica causada pela pandemia do novo coronavírus. Quase um quarto (22,3%) «não sabe ou não responde» à pergunta. O trabalho de campo realizado pela Intercampus decorreu até ao passado dia 19 de Março, ou seja, quanto já estava em vigor o Estado de Emergência em Portugal.

Nesta segunda-feira, o governante foi a Belém falar com o Presidente da República acerca das consequências económicas decorrentes da crise sanitária. Na reunião, Marcelo Rebelo de Sousa terá também aproveitado para pressionar o ministro no sentido da não ida para o BdP num cenário difícil como aquele que se antecipa, e que levou já o ministro a admitir que do histórico excedente orçamental de 0,2%, em 2019, se passará para um défice (e uma recessão) em 2020, escreve o “Jornal de Negócios”.
À saída do encontro, Mário Centeno deixou garantias de que não sairá do Governo durante esta crise: «Estou totalmente focado nas exigências e necessidades dos cargos que ocupo, quer como ministro das Finanças quer como presidente de Eurogrupo».
Ao longo dos últimos meses surgiram várias notícias na imprensa a dar conta de que Centeno e o primeiro-ministro, António Costa, teriam já alinhavado a passagem do ministro para o banco central depois de 13 de Julho, data em que finda o seu mandato à frente do Eurogrupo. O mandato do actual governador, Carlos Costa, termina a 9 de Julho (Executive Digest)

Sem comentários: