quinta-feira, março 26, 2020

Covid-19. Especialistas prevêem 129 mil infectados e 700 mortes em Portugal

Especialistas em Saúde Pública defendem que o impacto da Covid-19 em Portugal será muito inferior ao registado em países como Itália e Espanha. Contudo, segundo um estudo a que o “Correio da Manhã” (CM) teve acesso, o novo coronavírus poderá infectar mais de 129 mil portugueses e causar a morte de cerca de 700 pessoas. Dos mais de 129 mil infectados, os especialistas acreditam que 75 mil não manifestarão sintomas, ao contrário de 54 mil que terão sinais.
As previsões indicam ainda que cerca de 17 700 pessoas infectadas terão de ser hospitalizadas e que, no final desta primeira vaga, o número de portugueses recuperados, em isolamento ou imunizados  seja 157 mil. Quanto a óbitos, o maior número deverá ocorrer entre os idosos com mais de 70 anos, o principal grupo de risco. Um especialista ouvido pelo “CM” disse que a doença está a entrar «numa fase de crescimento exponencial e o pico da mortalidade vai acontecer mais à frente». Por isso, «é preciso ganhar tempo», através de medidas de prevenção do contágio. Para um outro especialista, «é fundamental realizar muitos testes para que se saiba onde está o problema e isolar essa zona, como está a ser feito em Ovar».
Sobre o impacto da Covid-19, o Ministério da Saúde esclarece que «os modelos de simulação preveem o aplanar da curva de casos e, com isso, o eventual retardar da data do pico», admitindo, ainda assim, que «são precisos mais dias para considerar estes resultados mais robustos». Quanto à previsão do número de mortes, dependerá «da capacidade de proteger as pessoas em maior risco» (Executive Digest)

Sem comentários: