segunda-feira, março 30, 2020

Coronavírus: O estranho caso da cidade italiana onde não há infetados

Perante a situação que Itália atravessa actualmente, parece quase impossível existir uma cidade sem infectados nem mortes pela covid-19, mas é mesmo verdade. Trata-se de uma pequena cidade da Lombardia, Ferrera Erbognone, com mil habitantes, de acordo com o jornal ‘Corriere della Sera’. Para aumentar ainda mais o insólito da situação, a cidade localiza-se na região mais afectada de Itália e a média de idades dos seus habitantes é superior a 60 anos, uma faixa etária bastante vulnerável ao vírus, tal como já foi diversas vezes comunicado pelas autoridades de saúde. Acontece que não existe nenhum habitante infectado. Todos estes factos, fazem com que alguns cientistas acreditem na possibilidade de os habitantes de Ferrera Erbognone serem imunes ao vírus, tendo já começado a ser realizadas análises de sangue para confirmar a situação, no Instituto Neurológico Mondino de Pavía.

Os cidadãos devem então deslocar-se até um laboratório local para realizar os testes que lhes vão permitir saber se existem ou não anticorpos que justifiquem algum tipo de imunidade à covid-19, uma descoberta que pode até vir a ser útil no combate à pandemia, esperam os cientistas.
De acordo com os próprios habitantes, a explicação é outra: «não estão sempre fechados em casa», acreditam ser esse o motivo pelo qual ainda não foram infectados. Mesmo assim, continuam a cumprir com as regras de isolamento social como medida preventiva da pandemia, de acordo com o autarca e médico Giovanni Fassina, citado pelo ‘Corrielle della Sera’.
O número de vítimas mortais em Itália devido à pandemia de Covid-19 voltou a subir. Nas últimas 24 horas o país registou mais 812 mortos, um aumento de 7,5%, que eleva o total de vítimas mortais para 11.591, de acordo com informações da protecção civil italiana, divulgadas nesta segunda-feira.
Em relação ao número de infectados, foram registados mais 4.050 novos casos, o que significa um aumento de 4,1% face ao dia anterior. O número total de infecções fixa-se actualmente nos 101.739.
Existem 27.695 pessoas hospitalizadas, 3.981 dos quais nos cuidados intensivos. 43.752 pessoas estão a ser acompanhadas em isolamento domiciliário.
A região mais afectada pelo surto viral continua a ser a Lombardia, situada no norte do país, que representa cerca de 60% das vítimas mortais e 42% do número total de casos no país.  Esta segunda-feira a região registou mais 458 vítimas mortais, uma subida de 7,2% que eleva para 6.818 o número total de mortes na região. Já o número de infectados centra-se nos 41.161, registando mais 1.154 novos casos nas últimas 24 horas, uma subida de 2,8% (Executive Digest)

Sem comentários: