domingo, setembro 27, 2015

Dia D na Catalunha: e se a Catalunha se separar de Espanha?

A Catalunha vai a votos este domingo, 27 de Setembro. E se ganhar o partido que defende a independência? A Catalunha sozinha seria um país com 7,4 milhões de habitantes e um PIB superior ao de Portugal.
Este domingo, 27 de Setembro, a Catalunha vai a votos. Os partidos independentistas colam estas eleições regionais à escolha por parte dos catalães do futuro da Catalunha. Abrir-se-á a porta à criação de um novo país?
Uma escolha que o referendo não permitiu fazer. A consulta pública de Novembro do ano passado sobre a independência acabou por ser considerava inconstitucional, mas com uma votação expressiva (80%) a favor da independência. E por isso, em particular o independentista Artur Mas coloca agora estas eleições regionais na fasquia da escolha pela independência.
O que seria a Catalunha independente?
Seria um país com 7,4 milhões de habitantes. É hoje a segunda maior região em termos populacionais de Espanha. Mas teria um PIB semelhante ao português, acima dos 190 mil milhões de euros.
A Catalunha contribui para um quinto da economia espanhola. Com muitos bancos - CaixaBank, Sabadell - a terem a sua sede na Catalunha e empresas como a Alstom ou a Volkswagen com fábricas na região. É a maior região, em termos económicos (valor do PIB), de Espanha, com uma riqueza gerada perto dos 200 mil milhões de euros. O que significa que tem uma produção interna parecida não apenas com Portugal como com a Finlândia. 
O PIB per capita catalão é superior à média do país, mas cresceu a um ritmo inferior ao de Espanha. De acordo com um estudo da Convivencia Cívica Catalana, o PIB per capita na Catalunha cresceu entre 2005 e 2013 um total de 12,27% quando a média espanhola de crescimento foi de 15,69%. Até a Comunidade de Madrid cresceu mais: 15,06%.
Segundo dados do INE, o PIB per capita da Catalunha é o quarto mais elevado de Espanha, superado, no entanto, pela Comunidade de Madrid, País Basco e Navarra. A Catalunha tem um total de 7,4 milhões de habitantes, só superada pela Andaluzia com mais de oito milhões. É a segunda maior, ainda que em termos de área seja a sexta maior. O que significa que apesar de ter 6,3% do território espanhol, conta com 15,9% da população. E responde por 18% do universo empresarial total.
Dados recolhidos pela Convivencia Civica Catalana, que fez um relatório que intitulou de "declive económico da Catalunha", dão conta que também a Catalunha perdeu também peso, no conjunto de Espanha, no investimento estrangeiro, representando em 2012 cerca de 15% do total nacional, menos que o peso do PIB. A mesma entidade, que elaborou outro estudo sobre o comércio da Catalunha, garante que as vendas das empresas catalãs às restantes regiões espanholas são superiores às exportações para o resto do mundo. O que significa que estas vendas às restantes autonomias representam cerca de 30% da riqueza catalã. O que contribui para que a Catalunha tenha um excedente comercial com o resto do país, mas tenha défice com o estrangeiro. 
Numa análise ao nível de endividamento da região, a Convivencia Cívica Catalana conclui que as autonomias mais endividadas de Espanha são a Catalunha, a Comunidade Valenciana, Andaluzia e a Comunidade de Madrid, sendo as dívidas da Comunidade Valenciana e Andaluzia somadas quase da mesma dimensão da da Catalunha. Olhando para os dados do Banco de Espanha, verifica-se que a Catalunha está com uma dívida superior a 66 mil milhões de euros, quando as outras duas regiões somadas atingem os 69,9 mil milhões. E tem vindo - o endividamento catalão - sempre em crescendo.
E se a Catalunha fosse independente teria o campeão espanhol de futebol e o Campeão europeu. O Barcelona conquistou 23 campeonatos espanhóis de futebol (fonte: texto da jornalista Alexandra Machado e infografia de Nuno Teixeira, do Jornal de Negócios, com a devida vénia)

Sem comentários: