sexta-feira, setembro 22, 2023

Sondagem: Passos Coelho é o favorito dos portugueses para Presidente da República. António Guterres segue no encalce

As eleições presidenciais só estão no horizonte de 2026 mas, se fosse realizadas hoje, Pedro Passos Coelho seria o favorito dos portugueses a ocupar o cargo de Presidente da República, seguido de muito perto por António Guterres. Os resultados da mais recente sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios dão conta de que, face ao anterior barómetro, o antigo líder do PSD sobe nas intenções de voto para 15,8%.

Já o secretário-geral da ONU, que recorrentemente tem vindo a dizer que não se vai recandidatar ao cargo, desce ligeiramente nas intenções de voto, para 14,8%, caindo do primeiro lugar que ocupava em julho na mesma sondagem. O terceiro lugar é ocupado por Ventura, que desce 2,4 ponto percentuais face à anterior sondagem, mas consegue 9% das preferências. António Costa é o eventual candidato que mais desce. Antes do verão era um dos favoritos, a par com Guterres, mas agora ocupa o 4,º lugar com 8,8% das intenções de voto. Em quinto lugar surge Gouveia e Melo (7,8%), e em 6.º lugar, com uma subida do 10º, está Luís Marques Mendes (6%), que já admitiu este verão vir a ser candidato na corrida a Belém.

A ex-líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, ocupa o sétimo lugar nas preferências dos portugueses para Presidente da República, o primeiro nome feminino na lista, com 5,5%. É seguida por Mário Centeno e Paulo Portas, ambos com 3,9%. Ana Gomes, que foi candidata nas últimas eleições presidenciais, fecha o ‘top 10’ das preferências dos portugueses para Presidente da República, conseguindo 3,4% das intenções de voto (Executive Digest)

Sem comentários: