quinta-feira, março 13, 2025

Sondagem: portugueses defendem que Marcelo devia ser mais exigente com o Governo

Sondagem avalia comportamento do Presidente da República, pedindo mais pressão sobre o governo e mostrando mais confiança em Marcelo que em Montenegro. Portugueses reforçam que o melhor Presidente do pós-25 de abril foi Ramalho Eanes São novos dados da sondagem Pitagórica para a TVI, CNN Portugal, TSF, JN e O Jogo - hoje sobre o comportamento do Presidente da República. Com uma nota importante: o trabalho de campo realizou-se entre 23 e 26 de fevereiro, ou seja, a meio da atual crise política. Ora, a grande maioria do eleitorado refere que o Presidente da República deve ser mais exigente com o governo:

Quem mais refere que o Presidente devia ser mais exigente com o governo são os eleitores do sexo feminino, entre 35 e 54 anos, das classes sociais C2/D, do Centro do país, do eleitorado do BE e do PAN.   Já quando à atuação do Presidente da República, Marcelo recolhe mais avaliações positivas (55% do eleitorado) do que negativas (41%): Em particular, o Presidente é pior avaliado pelos homens, de idades entre os 35 e os 54 anos, da classe social C1, das regiões Sul e Ilhas e eleitorados Chega e Iniciativa Liberal. Aliás, Marcelo Rebelo de Sousa merece mais confiança do que Luís Montenegro, mesmo se uma fatia grande de eleitores (40%) os torne equivalentes. Quem mais confia no Presidente da República: sexo feminino; classes C2/D; de Lisboa; do eleitorado PAN.


Quem mais confia no primeiro-ministro: sexo masculino; classe C1; do Sul e Ilhas; do eleitorado IL. Finalmente, António Ramalho Eanes é o mais referido como o melhor Presidente da República no pós-25 de abril, seguido de Jorge Sampaio. Esta posição foi até reforçada face a vaga de janeiro de 2025. Marcelo Rebelo de Sousa é mais referido entre as mulheres, na faixa etária entre 35 e 54 anos, nas classes sociais A/B, nas regiões Centro e Norte e nos eleitorados Livre, IL e AD.

Ficha técnica

Sondagem realizada pela Pitagórica para a TVI, CNN Portugal, TSF, JN e O Jogo, com o objetivo de avaliar a opinião dos Portugueses sobre temas relacionados com a atualidade do país. O trabalho de campo decorreu entre os dias 23 e 26 de fevereiro de 2025. A amostra foi recolhida de forma aleatória junto de eleitores Portugueses recenseados e foi devidamente estratificada por género, idade e região. Foram realizadas 612 tentativas de contacto, para alcançarmos 400 entrevistas efetivas, pelo que a taxa de resposta foi de 65,36%. As 400 entrevistas telefónicas recolhidas correspondem a uma margem de erro máxima de +/- 5,0% para um nível de confiança de 95,5%. A direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva. A ficha técnica completa, bem como todos os resultados, foram depositados junto da ERC - Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará para consulta online (CNN-Portugal, texto do jornalista Pedro Santos Guerreiro)

Sem comentários: