segunda-feira, março 24, 2025

Regionais 2025: A (des) solução parlamentar do JPP (PS e JPP tiveram menos 1 deputado e subiram 510 votos em 2025...)

O JPP, eufórico por ter passado a ostentar o estatuto de maior partido da oposição regional à custa do derrotado PS de Cafofo, entrou na note eleitoral numa deriva absolutamente absurdas, diria mesmo a roçar o patético, fazendo lembrar aquele "casamento" falhado e que nem chegou à noite de núpcias ... - entre PS e JPP depois das regionais de 2024 e num contexto político e parlamentar diferente, na medida em que o PS tinha sido a segunda força mais votada e liderava a oposição regional.

Comecemos por recordar a realidade parlamentar pós Março de 2025:

- PSD, 23 deputados (menos 1 que a maioria absoluta, tinha obtido 19 em 2024)

- JPP, 11 deputados (tinha 9 em 2024)

- PS, 8 deputados (tinha 11 em 2024)

- Chega, 3 deputados (tinha 4 em 2024)

- CDS, 1 deputado (tinha 2 em  2024, perdendo o estatuto de grupo parlamentar principal aposta dos centristas)

- IL, 1 deputado (manteve)

- PAN, sem deputados (tinha 12 eleito, mas foi claramente afectado pelo voto útil ou regressou ao seu verdadeiro estatuto eleitoral)

- PCP e Bloco, sem eleitos, o que coloca problemas políticos graves aos dois partidos, em termos de futuro, porque estamos a falar de futuro, de renovação de protagonistas, de mudança e adaptação do discurso aos novos tempos, de eventual desaparecimento de forças políticas sempre activas  na rua, sobretudo o PCP, que depois não são compensadas por culpa própria, por instalarem entre o eleitorado a ideia de que votar neles é "desperdício" de votos. Foram claramente sacrificados pelo voto útil e pelas oscilações eleitorais verificadas à esquerda

A JPP, num momento de irracionalidade - parlamentarmente era uma salada russa numericamente possível - mas na qual ninguém acredita a começar pela própria JPP - admitiu que haveria uma solução governativa ao PSD. Ridículo! E qual seria? Uma absurda coligação da extrema-direita à esquerda, juntando no mesmo cesto IL Chega, CDS, JPP e PS, num  total de 24 deputados corporizando deste modo uma patética alternativa que de estabilidade nada teria e, mais do que isso, traindo o voto expresso maioritariamente pelos cidadãos nas urnas.

Sinceramente acho que há momentos em que a racionalidade, a lógica, a seriedade e a factualidade devem superar tudo, mesmo o entusiasmo de uma noite eleitoral que no caso da JPP se "explica" apenas facto de ter beneficiado de oscilações do eleitorado à esquerda, penalizando o PS.

Por acaso esqueceram que dos 20 deputados que JPP e PS juntos, tinham em 2024 passaram para 19, menos um do que tinham, em Março de 2025? Mais. PS e JPP em 2025 totalizaram 52.449 votos, contra 51.939 votos em 2024. Estamos a falar de, juntos, mais 510 votos.

Sem comentários: