quarta-feira, dezembro 06, 2023

Mais de metade dos portugueses estão descontentes com os preços das comissões bancárias

Mais de metade dos portugueses estão descontentes com os preços das comissões bancárias, com 64% a considerarem que estas são elevadas, e pela acessibilidade aos serviços bancários. Este é um dos resultados de um estudo independente levado a cabo pela instituição financeira de pagamentos Nickel em parceria com a DATA E, que revela que esta insatisfação tem sido impulsionada, principalmente, pelas comissões de manutenção elevadas e pela restrição dos horários de funcionamento. Os números mostram que mais de 47% dos participantes no estudo declaram pagar até 60 euros por ano de comissão, 26% dizem gastar entre 60 a 120 euros e 2% têm consciência de pagar mais de 120 euros por ano só na comissão de manutenção. Ao mesmo tempo, 22% consideram não ter qualquer comissão associada à sua conta bancária e 3% não sabem quanto pagam.

Para além disso, o horário de funcionamento das instituições financeiras é considerado pouco adequado para 55% dos inquiridos. Atualmente, as agências bancárias estão abertas das 08h30 até às 15h durante os dias úteis, um horário que, frequentemente, entra em conflito com o período de trabalho da maior parte dos portugueses.

“As comissões bancárias são uma problemática recorrente do setor financeiro nacional que, devido aos tempos de instabilidade económica por que passamos, têm sido uma preocupação crescente dos portugueses”, sublinha João Guerra, CEO da Nickel em Portugal. O executivo acrescenta que, “certo de que a rentabilidade é um aspeto fundamental para todos os players financeiros, torna-se necessário reavaliarmos os modelos de funcionamento da banca, dotando-a de maior flexibilidade e garantido que as pessoas pagam, com mais exatidão, aquilo que corresponde apenas às suas necessidades”. Para além disso, esclarece que a mesma lógica deve ser aplicada à questão do funcionamento restrito das agências bancárias, encontrando soluções que potenciem o contacto direto da entidade com o consumidor de forma inovadora (Executive Digest, texto do jornalista André Manuel Mendes)

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