sábado, dezembro 05, 2020

Covid-19: Um terço dos portugueses não tem pressa em receber vacina, aponta sondagem

 


Mais de metade dos portugueses (54%) quer receber a vacina contra a covid-19 assim que possível, enquanto quase um terço da população (31%) discorda dessa afirmação e cerca de 13% não tem ainda uma opinião definida, de acordo com uma sondagem da Aximage para TSF e Jornal de Notícias (JN).

Segundo o inquérito, cujos resultados foram publicados esta segunda-feira, os mais jovens (com idades entre os 18 e os 34) são os que têm menos pressa em serem vacinados, enquanto a faixa etária acima dos 65 anos tem uma maior urgência na toma.

No que toca à obrigatoriedade da vacina contra a covid-19, 48% dos inquiridos acham que deve ser uma opção pessoal, ao passo que 45% concorda com a sua imposição. No entanto, o Governo já informou que a sua toma não será obrigatória, apenas recomendada e voluntária.

Além disso, os homens são aqueles que mais querem tomar a vacina e defendem a sua obrigatoriedade, já a maioria das mulheres defende que a vacinação deve ser uma decisão pessoal.

Os resultados da sondagem da Aximage mostram ainda que a maioria (cerca de 61%) tem uma “grande confiança” na vacina e na sua eficácia.

O inquérito foi realizado entre os dias 23 e 26 de novembro. Foram recolhidas 647 entrevistas entre maiores de 18 anos residentes em Portugal (Executive Digest)

Sem comentários: