segunda-feira, novembro 19, 2018

Sondagem: Catarina Martins destrona Costa no lugar de líder partidário com melhor avaliação

Embora esteja longe dos seus melhores resultados, Catarina Martins beneficiou da queda de António Costa. A líder do BE tem agora a melhor avaliação entre os líderes dos partidos, segundo uma sondagem da Aximage. A coordenadora do Bloco de Esquerda é a líder partidária mais bem avaliada pelos portugueses, revela o barómetro da Aximage para o Negócios e Correio da Manhã. Segundo o barómetro da Aximage, feito para o Negócios e Correio da Manhã, o índice de avaliação de António Costa caiu em Novembro pelo terceiro mês consecutivo, para 10,6 (em 20 valores), quando em Abril estava em 13,7.

A avaliação de António Costa chegou a superar os 15 valores em 2017, atingindo um máximo de 15,6 em Junho, caindo pouco depois, na sequência dos trágicos incêndios desse Verão. Mas mesmo aí, a avaliação feita pelos portugueses não desceu tanto como agora. O mau desempenho de António Costa fez com que perdesse o primeiro lugar para a líder do Bloco de Esquerda. Com 11,1 valores, Catarina Martins é agora a líder partidária mais bem avaliada pelos portugueses e o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, com 10,4 valores, está muito próximo de ultrapassar o líder do PS. Resta saber se a subida acentuada da avaliação dos líderes dos dois partidos que seguram o governo socialista registada em Novembro se manterá ou não.
PS baixa nas intenções voto
Nas intenções de voto, o PS voltou a cair em Novembro, para 37,8%, menos dois pontos do que há dois meses e o mais baixo desde Junho deste ano. Em Julho de 2017, havia 44% de portugueses a intencionar votar nos socialistas. Quanto ao PSD, recuperou em Novembro da queda dos dois meses anteriores, estando agora com 26,4%. Quanto ao Bloco de Esquerda, mantém-se nos 9,1%, ainda assim abaixo dos níveis registados antes do caso Robles, enquanto o PCP sofre uma quebra para 6,2%. Já o CDS recua de forma significativa para os 7,7%, regressando aos níveis que tinha antes do Verão (texto do jornalista Manuel Esteves do Jornal de Negócios com a devida vénia)

Sem comentários: